O Palácio e a Quinta da Regaleira nasceram no início do século XX, da imaginação do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro, e do arquitecto responsável pelo projecto, o italiano Luigi Manini.
A Quinta encontra-se cheia de recantos mágicos, grutas e pormenores de várias correntes artísticas e arquitectónicas, do gótico, ao manuelino, com um toque renascentista.
A culminar a visita na quinta da Regaleira os alunos puderam descer ao “Poço Iniciático” por uma imensa escadaria espiral e com cerca de 30 metros de profundidade:
- vista de cima para baixo:
- vista de baixo para cima:
Da parte de tarde visitou-se o Museu Berardo, onde estava patente uma exposição dos trabalhos da artista Joana Vasconcelos, considerada uma das mais importantes artistas portuguesas da sua geração. Os alunos puderam conhecer e interagir com os trabalhos expostos, dos quais destacamos:
- o Sapato da Betty Boop (construído com panelas e tampas): - o Jardim do Eden,
No final da visita alguns alunos não quiseram deixar de participar/deixar a sua marca no atelier ao elaborarem peças que poderão futuramente vir a fazer parte da peça “Contaminação”.
No decorrer da visita de estudo os alunos mostraram interesse, foram participativos e interagiam conforme as experiências, de modo a conhecer e a redescobrir as obras da artista.
As professoras dinamizadoras,
Amélia Assoreira e Fernanda Silva
(texto e fotografias cedidos pelas professoras dinamizadoras)
- vista de baixo para cima:
Da parte de tarde visitou-se o Museu Berardo, onde estava patente uma exposição dos trabalhos da artista Joana Vasconcelos, considerada uma das mais importantes artistas portuguesas da sua geração. Os alunos puderam conhecer e interagir com os trabalhos expostos, dos quais destacamos:
- o Sapato da Betty Boop (construído com panelas e tampas): - o Jardim do Eden,
--- belíssima obra (corações) feita a partir de colheres de plástico:
-- e ainda de outros materiais:
- etc.
-- e ainda de outros materiais:
- etc.
No final da visita alguns alunos não quiseram deixar de participar/deixar a sua marca no atelier ao elaborarem peças que poderão futuramente vir a fazer parte da peça “Contaminação”.
No decorrer da visita de estudo os alunos mostraram interesse, foram participativos e interagiam conforme as experiências, de modo a conhecer e a redescobrir as obras da artista.
As professoras dinamizadoras,
Amélia Assoreira e Fernanda Silva
(texto e fotografias cedidos pelas professoras dinamizadoras)
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