Sinopse
Celebrando-se em 2010 o Centenário da instauração da República em Portugal, decorre também um século sobre o maior evento de medo colectivo vivido pela população portuguesa no decurso da sua História. Sustentada numa ampla investigação do quotidiano informativo da Imprensa portuguesa, esta obra documenta as incidências mais pitorescas e dramáticas vividas no nosso país durante os primeiros meses de 1910. Um fresco variado e vivo de acontecimentos intimamente vividos pelas populações nesse período perante as notícias da aproximação do mais famoso «viajante» do firmamento terrestre: o cometa Halley. Do noticiário científico às vertentes sociais, culturais e religiosas, desvela-se a crónica de um pânico em contagem decrescente, com impactos paradoxais do fenómeno Halley na publicidade, no teatro de revista, no editorial político, na caricatura ilustrada, entre os primeiros dias de Janeiro até Maio seguinte. (retirado daqui)
Autor
Joaquim Fernandes
Professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC).
É licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX”, a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.
(retirado daqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.