A par da Feira Tradicional, realizada ontem, na Escola B. 2, 3 D. Dinis, num "cantinho" da escola decorreu o Laboratório Aberto de Ciências, dinamizado pelo sub-departamento de Ciências, para comemorar o Dia da Ciência e Tecnologia.
Os alunos puderam realizar quatro experiências muito simples e divertidas.
O que preciso?
• Jornal
• Copo de medição
• Amido de milho
• Recipiente ou panela grande
• Água
• Corante alimentar (opcional)
O que devo fazer?
1. Cobre a mesa com o jornal.
2. Coloca um copo de amido de milho na vasilha. Adiciona uma ou duas gotas de corante alimentar (Não importa a cor). Adiciona lentamente a água, mexendo o amido de milho e a água com as mãos até que o pó esteja todo humedecido.
3. Continua adicionando a água até que a “Massa Maluca” fique a parecer-se com um líquido quando mexes devagar. Depois, com o dedo ou com uma colher, tente dar pancadinhas na superfície da massa. Quando a “Massa Maluca” estiver no ponto, não vai espirrar - vai parecer sólida. Se a “Massa Maluca” estiver muito seca, coloca mais água. Se estiver muito húmida, coloca mais amido de milho.
4. Brinca com a tua “Massa Maluca”!
• Coloca um pouco na mão e aperta. Para de apertar e deixa escorrer entre os dedos.
• Coloca os dedos na superfície da “Massa Maluca”. Sem mexer, deixa-os afundar até o fundo da vasilha. Depois, tenta puxar a mão bem rápido.
• Pega num pouco de massa e enrola-a para formar uma bola. Para de enrolar a bolinha. A “Massa Maluca” vai escorrer entre os dedos.
Pega – monstros
O que preciso?
• Solução aquosa de borato de sódio a 4%;
• Cola líquida;
• Corante alimentar;
• Água;
• 3 Seringas grandes;
• 3 Recipientes grandes para cola, borato e água;
• Conta gotas;
• Colheres (espátulas) de plástico;
• Copos de plástico.
O que devo fazer?
1. Deita cerca de 25 ml de cola num recipiente grande (mede com a seringa);
3. Adiciona 3 a 5 gotas de corante alimentar. Mistura bem;
4. Adiciona 5 ml de borato de sódio. Mistura bem;
5. Retira o sólido do recipiente e deita fora o excesso de líquido;
6. O pega - monstros está pronto.
Mensagem Secreta
O que preciso?
• 1 limão
• 1 folha de papel branca
• 1 palito / pincel
• ferro de engomar
O que devo fazer?
1. Corta o limão ao meio e espreme-o para obteres sumo.
2. Usa o pincel para escreveres a tua mensagem secreta no papel.
3. Espera que seque ou passa a ferro a tua folha.
4. Entrega a folha a quem quiseres, para ver se percebem.
O que preciso?
• aparelho vulcânico
• vinagre
• corante alimentar (vermelho ou amarelo)
• bicarbonato de sódio
• colher
• gobelé
• vareta
O que devo fazer?
1. Coloca algumas colheres de bicarbonato de sódio no aparelho vulcânico.
2. Coloca vinagre num gobelé
3. Adiciona corante vermelho ao vinagre;
4. Mexe a solução de vinagre com o corante usando uma vareta;
5.Verte a solução de vinagre com corante no aparelho vulcânico (tens de colocar a solução com alguma rapidez).
No fim de realizarem as experiências os alunos registaram a sua avaliação.
Após o terminus da actividade ficou o sentimento de um bom trabalho, comprovado pela afluência de alunos durante todo o dia ao Laboratório Aberto, que faziam fila para entrar; pela vontade manifestada de realizar todas as experiências e pelos registos bastante positivos que os alunos deixaram nas respectivas fichas de avaliação.
Os alunos puderam realizar quatro experiências muito simples e divertidas.
Massa Maluca
Será líquido ou sólido?
• Jornal
• Copo de medição
• Amido de milho
• Recipiente ou panela grande
• Água
• Corante alimentar (opcional)
O que devo fazer?
1. Cobre a mesa com o jornal.
2. Coloca um copo de amido de milho na vasilha. Adiciona uma ou duas gotas de corante alimentar (Não importa a cor). Adiciona lentamente a água, mexendo o amido de milho e a água com as mãos até que o pó esteja todo humedecido.
3. Continua adicionando a água até que a “Massa Maluca” fique a parecer-se com um líquido quando mexes devagar. Depois, com o dedo ou com uma colher, tente dar pancadinhas na superfície da massa. Quando a “Massa Maluca” estiver no ponto, não vai espirrar - vai parecer sólida. Se a “Massa Maluca” estiver muito seca, coloca mais água. Se estiver muito húmida, coloca mais amido de milho.
4. Brinca com a tua “Massa Maluca”!
• Coloca um pouco na mão e aperta. Para de apertar e deixa escorrer entre os dedos.
• Coloca os dedos na superfície da “Massa Maluca”. Sem mexer, deixa-os afundar até o fundo da vasilha. Depois, tenta puxar a mão bem rápido.
• Pega num pouco de massa e enrola-a para formar uma bola. Para de enrolar a bolinha. A “Massa Maluca” vai escorrer entre os dedos.
Pega – monstros
O que preciso?
• Solução aquosa de borato de sódio a 4%;
• Cola líquida;
• Corante alimentar;
• Água;
• 3 Seringas grandes;
• 3 Recipientes grandes para cola, borato e água;
• Conta gotas;
• Colheres (espátulas) de plástico;
• Copos de plástico.
O que devo fazer?
1. Deita cerca de 25 ml de cola num recipiente grande (mede com a seringa);
3. Adiciona 3 a 5 gotas de corante alimentar. Mistura bem;
4. Adiciona 5 ml de borato de sódio. Mistura bem;
5. Retira o sólido do recipiente e deita fora o excesso de líquido;
6. O pega - monstros está pronto.
Mensagem Secreta
O que preciso?
• 1 limão
• 1 folha de papel branca
• 1 palito / pincel
• ferro de engomar
O que devo fazer?
1. Corta o limão ao meio e espreme-o para obteres sumo.
2. Usa o pincel para escreveres a tua mensagem secreta no papel.
3. Espera que seque ou passa a ferro a tua folha.
4. Entrega a folha a quem quiseres, para ver se percebem.
Erupção vulcânica efusiva!
O que preciso?
• aparelho vulcânico
• vinagre
• corante alimentar (vermelho ou amarelo)
• bicarbonato de sódio
• colher
• gobelé
• vareta
O que devo fazer?
1. Coloca algumas colheres de bicarbonato de sódio no aparelho vulcânico.
2. Coloca vinagre num gobelé
3. Adiciona corante vermelho ao vinagre;
4. Mexe a solução de vinagre com o corante usando uma vareta;
5.Verte a solução de vinagre com corante no aparelho vulcânico (tens de colocar a solução com alguma rapidez).
No fim de realizarem as experiências os alunos registaram a sua avaliação.
Após o terminus da actividade ficou o sentimento de um bom trabalho, comprovado pela afluência de alunos durante todo o dia ao Laboratório Aberto, que faziam fila para entrar; pela vontade manifestada de realizar todas as experiências e pelos registos bastante positivos que os alunos deixaram nas respectivas fichas de avaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.