No âmbito das:
realizou-se uma visita de estudo ao:
- Museu da Água em Coimbra
- ETA (Estação de Tratamento de Águas) da Boavista
- e ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) do Choupal,
com os alunos da turma I do nono ano - CEF de Operações e Sistemas Ambientais – Tratamento de Águas, no dia 3 de outubro.
9.ºI - CEF de Operações e Sistemas Ambientais - Tratamento de Águas |
Objetivos:
-Valorizar as questões ambientais e, em especial, o recurso água;
-Valorizar a importância da ETA;
-Visualizar o modo de tratamento da água até que ela se torne potável;
- Conhecer o modo de funcionamento de uma ETAR;
- Preparar os alunos para a vida ativa/profissional;
- Incentivar o espírito crítico e a entreajuda;
- Proporcionar convívio entre pares e com os professores.
O protocolo estabelecido entre a Sociedade CoimbraPolis e a Câmara Municipal de Coimbra permitiu recuperar, dinamizar e devolver à cidade o edifício da antiga Estação de Captação de Água. Graças a este projeto, no qual participa a empresa municipal Águas de Coimbra, é possível usufruir de um belíssimo espaço museológico - o Museu da Água de Coimbra -, que se enquadra no Parque da Cidade.
Representando um contributo importante na qualidade do ambiente urbano, o Parque Dr. Manuel Braga, vulgarmente designado por Parque da Cidade, foi o local escolhido para almoçar!
A Universidade de Coimbra convida todos a virem descobrir o Jardim Botânico, e foi isso que fizemos enquanto aguardávamos pela visita à ETA da Boavista. Visitar o jardim botânico é como viajar pelo planeta sem sair da cidade. As coleções de plantas que preenchem cada espaço transportam-nos para diferentes latitudes e regiões do mundo, transformando o Jardim num verdadeiro museu vivo.
No início da tarde os alunos visitaram a ETA da Boavista. A água tratada aqui é encaminhada para os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo, Mealhada,Condeixa-a-Nova, Lousã e Penela.
No fim visitámos a ETAR do Choupal, inaugurada nos anos 90, é a maior Estação de Tratamento de Águas Residuais em Coimbra, capaz de tratar os efluentes líquidos provenientes da freguesia de Santa Cruz, representando uma população de 213 mil habitantes-equivalentes.
Visita organizada pelos professores,
Alberto Faria
Ana Lúcia Pinho
Margarida Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.