"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

07 janeiro 2010

Desafio de Física e de Química – 1.ª quinzena de Janeiro/2010

Pergunta de algibeira

Um químico descobriu que uma reacção demorava 75 min quando ele tinha a bata vestida e que demorava 1,25 h se ele estivesse sem bata. Como se explica o fenómeno??!!!!

Problema

O azeite de D. Joaquina tinha fama por toda a região devido ao seu sabor e bela cor dourada. Ela era também célebre pela sua estranha maneira de medir o azeite para os seus clientes. Ela tinha apenas duas medidas, uma com o volume de 4 litros e a outra de 7 litros. Usando-as, D. Joaquina era capaz de medir qualquer número de litros que um cliente pedisse.
a) Como é que ela procederia para, usando as medidas citadas, atender um cliente que pedisse dois litros de azeite. Não se pode deitar fora, mas é possível repor azeite no barril.

b) Imagina que o barril continha água em vez de azeite e que a torneira gotejava a uma taxa de 6000 gotas por hora. O resultado desta perda de água encheria um copo de 500 mL em 15 minutos. Estima a massa de uma gota sabendo que a densidade da água é de 1g/mL.
(Nota: 1 mL = 1 centímetro cúbico)

A professora,
Teresinha Patrício

1 comentário:

  1. o quimico demorava mais tempo sem bata porque tinha de ter mais cuidado e se deixasse cair a reacção para a roupa, tinha que a ir lavar, portanto demorava mais tempo

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.