"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

01 junho 2010

Visita de estudo: Teatro "Falar Verdade a Mentir" e MUDE - Museu do Design e da Moda

(actualizada em 3.Junho.2010)

Hoje, dia um de Junho, os alunos do 8.º ano realizaram uma visita de estudo a Lisboa.
De manhã foram assistir à peça de teatro "Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett e representada pelo elenco da Companhia de Teatro "O Sonho". Esta peça (comédia) foi escrita em 1845 e representada pela primeira vez em Lisboa, no Teatro Tália, pela sociedade particular do mesmo nome, em 7 de Abril desse ano.
Esta comédia é constituída apenas por um acto, o qual integra dezassete cenas.
A história gira em torno do casamento de Duarte e Amália.
Duarte (mentiroso compulsivo), vê o seu futuro comprometido ao saber que Brás Ferreira, negociante do Porto e seu futuro sogro, veio a Lisboa com o intuito de o apanhar numa mentira para desfazer o casamento.
Felizmente, sem o saber, Duarte conta com dois grandes aliados: Joaquina e José Félix que, com o objectivo de receberem "cem moedas" de dote no dia do casamento de Duarte e Amália, o ajudaram (felizmente!) a sair airosamente de todas as mentiras criadas.
Foi um espectáculo verdadeiramente hilariante!

Após o almoço, os alunos foram visitar o MUDE - Museu do Design e da Moda (Rua Augusta, n.º 24).
O MUDE é um museu para todas as expressões do design do século XX e XXI, do design gráfico ao design urbano, passando pela moda e equipamento, da produção em série ao design de autor.
Os objectos expostos pertencem à colecção de Francisco Capelo, adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa. Actualmente a exposição conta com 2500 peças de design de equipamento e de moda, permitindo conhecer a história e o gosto das formas.
Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar, no piso 1, a primeira exposição sobre António Garcia. Esta exposição - Zoom In / Zoom Out - foi inaugurada no passado dia 29 de Abril e poderá ser visitada até ao dia 4 de Julho. Com esta exposição, o MUDE pretende apresentar a vasta obra deste designer, com incidência no período entre 1950 e 1970, mas incluindo também obras das décadas de 80 e 90.
Esta visita de estudo foi organizada pelas professoras Isílda Pereira, de Língua Portuguesa, e Rosa Cristina, de Educação Visual e Arte e Design.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.