"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

11 agosto 2010

Clube de Astronomia - notícias: Perseidas

Amanhã, quinta-feira, dia 12 de Agosto, a Terra vai passar pelo rasto do cometa Swift-Tuttle (descoberto em 1862) o que originará um considerável número de traços luminosos na atmosfera da Terra como resultado da combustão de partículas sólidas deixadas por aquele cometa. Sempre que a Terra passa pela zona da órbita onde o cometa deixou as poeiras, essas poeiras entram na atmosfera terrestre a cerca de 60 km/s, ficam extremamente quentes, “iluminando-se”, vaporizam e criam as “estrelas cadentes”.


As poeiras são pequenos meteoros que atravessam a atmosfera terrestre bem alto - à volta de 70 km de altitude, ou seja 7 vezes mais alto que um avião comercial.
Tal fenómeno é vulgarmente conhecido por "chuva de estrelas cadentes" (ou meteoros).
A esta «chuva de estrelas cadentes» dá-se o nome de Perseidas porque este acontecimento anual parece ter o seu ponto de origem (que se designa por radiante) junto à constelação de Perseus.



Este ano parece ser (mais uma vez), segundo várias estimativas um dos melhores anos para a chuva das Perseidas, e a Lua este ano não estará presente para atrapalhar porque põe-se logo a seguir ao Pôr do Sol.  A seguir à nossa estrela temos Mercúrio, a Lua, Saturno Vénus e Marte, um belíssimo conjunto para um belo fim de tarde. O ponto máximo, ou o pico máximo desta chuva este ano irá ocorrer na noite de 12 para 13 logo que o radiante (ponto de origem das Perseidas) comece a subir no horizonte, próximo de Nordeste. A constelação do Perseu começa a surgir no horizonte perto das 22h e perto da meia-noite já estará totalmente acima do horizonte.
Sugestão: para nos orientarmos melhor deveremos olhar para Nordeste (NE) e procurar a Cassiopeia (que tem forma de W quase na vertical como mostra a figura acima), depois procuramos a constelação Perseus, ou pelo menos a região onde se encontra, utilizando a figura acima. 
Boa Observação!

1 comentário:

  1. Fascinante. Eu que até me perco na Terra LOL,não consigo identificar as constelações no céu, tirando a Ursa Maior.
    Obrigada pela informação. Acho muito interessante partilhares estas notícias através do blog da escola no Facebook.

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.