No dia 24 de Maio, mais uma vez, a SIMLIS visitou a escola sede, assumindo o compromisso de  alertar os jovens sobre a importância da água. Esta é um património de todos nós e todos a devemos reconhecer como um bem precioso, indispensável à vida e por isso todos temos o dever de a proteger. A responsabilidade da existência de água potável é nossa.  
|  | 
| Sessão do 8ºB, em redor da maquete. | 
A SIMLIS é responsável pela bacia do rio Lis e a sua actividade visa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e de vida das populações da região, mas precisa da ajuda de todos... 
|  | 
| Filme sobre o funcionamento da ETAR. | 
Os alunos das turmas A, B, E e F do oitavo ano foram sensibilizados para a importância da água e informados de como devem agir para cuidar deste recurso. Em redor de uma maquete foi-lhes explicado o percurso e o tratamento da água desde que sai de suas casas e chega a uma ETAR. A água residual numa ETAR atinge um enorme valor, porque é tratada de modo a minimizar os riscos ambientais, podendo ser devolvida aos rios, são aproveitadas lamas, que podem ser usadas como composto na agricultura e é ainda produzido biogás, usado como fonte de energia eléctrica (usado na própria ETAR).
|  | 
| Sessão do 8ºF. | 
Os ecossistemas ribeirinhos são ainda fundamentais na qualidade da água. Estes ecossistemas são locais onde habitam espécies aquáticas e também espécies terrestres, que dependem da água para se desenvolverem, suportando por isso uma enorme biodiversidade. No final da sessão os alunos foram convidados a participar num jogo, recorrendo ao tacto, sobre as espécies ribeirinhas.
|  | 
| Jogo "espécies ribeirinhas". | 
|  | 
| Jogo "espécies ribeirinhas". | 
Como lembrança foi oferecido aos alunos um tangram com peças em madeira e...
|  | 
| Oferta do Tangram. | 
... ficou o desafio para participar no concurso "Deixa a tua Marca d' Água".
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.