"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

25 maio 2011

A água

No dia 24 de Maio, mais uma vez, a SIMLIS visitou a escola sede, assumindo o compromisso de  alertar os jovens sobre a importância da água. Esta é um património de todos nós e todos a devemos reconhecer como um bem precioso, indispensável à vida e por isso todos temos o dever de a proteger. A responsabilidade da existência de água potável é nossa.

Sessão do 8ºB, em redor da maquete.
A SIMLIS é responsável pela bacia do rio Lis e a sua actividade visa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e de vida das populações da região, mas precisa da ajuda de todos...
Filme sobre o funcionamento da ETAR.

Os alunos das turmas A, B, E e F do oitavo ano foram sensibilizados para a importância da água e informados de como devem agir para cuidar deste recurso. Em redor de uma maquete foi-lhes explicado o percurso e o tratamento da água desde que sai de suas casas e chega a uma ETAR. A água residual numa ETAR atinge um enorme valor, porque é tratada de modo a minimizar os riscos ambientais, podendo ser devolvida aos rios, são aproveitadas lamas, que podem ser usadas como composto na agricultura e é ainda produzido biogás, usado como fonte de energia eléctrica (usado na própria ETAR).
Sessão do 8ºF.

Os ecossistemas ribeirinhos são ainda fundamentais na qualidade da água. Estes ecossistemas são locais onde habitam espécies aquáticas e também espécies terrestres, que dependem da água para se desenvolverem, suportando por isso uma enorme biodiversidade.
No final da sessão os alunos foram convidados a participar num jogo, recorrendo ao tacto, sobre as espécies ribeirinhas.

Jogo "espécies ribeirinhas".

Jogo "espécies ribeirinhas".
Como lembrança foi oferecido aos alunos um tangram com peças em madeira e...


Oferta do Tangram.
... ficou o desafio para participar no concurso "Deixa a tua Marca d' Água".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.