"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

15 junho 2011

CCV do Alviela e Castelo de Almourol

No dia 14 de Junho, as turmas C, D e F do oitavo ano visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela e o Castelo de Almourol, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História.


"O Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO proporciona aos seus visitantes, através da alta tecnologia, uma aventura empolgante que desce às profundezas da terra em busca das origens da nascente do Alviela, percorre as estações do ano revelando a influência destas na constituição de uma das maiores reservas de água doce do país."

No Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO os alunos tiveram a oportunidade de visitar duas exposições interactivas - GEÓDROMO e o CLIMATÓGRAFO.


GEÓDROMO

Um simulador de realidade virtual com capacidade para 16 pessoas transporta os visitantes numa viagem incrível de 175 milhões de anos, até ao tempo em que os dinossáurios “desenharam” as suas pegadas na rocha calcária da Serra de Aire.


CLIMATÓGRAFO
Uma visão a 3 dimensões dos 180 km² da bacia de alimentação do Alviela permite contemplar a passagem das estações do ano e as diferenças que estas imprimem no curso da água. São aqui descritos os aspectos dominantes do clima da região que envolve a nascente do rio Alviela, proporcionando ao visitante a sensação de profundidade e de realidade, como se estivesse ele próprio no interior do filme.


Através de um módulo interactivo, o visitante pode comandar a meteorologia e provocar chuvas ou tempestades, observando de perto as variações no caudal do rio e percebendo porque existe nesta região um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea do país.


No CCV do Alviela dos alunos ainda puderam realizar uma actividade experimental ligada à água - "Tudo numa gota de água". Dada a importância dos recursos hídricos e da sua preservação, as análises à qualidade da água são também promovidas pelo Centro Ciência Viva do Alviela.


Tudo numa gota de água

Nos dias de hoje, uma gota de água é um recurso tão valioso como o ouro. Embora a Terra seja também chamada de Planeta Azul devido a uma maior porção de água do que de terra, apenas uma ínfima parte desta é potável e está acessível ao ser humano. Nesta actividade vamos discutir a necessidade e importância de preservação dos recursos hídricos, analisando a qualidade da água do Rio Alviela e da Ribeira dos Amiais.


Os alunos avaliaram, a temperatura da água, a quantidade de oxigénio dissolvido, o seu odor, o seu pH...


a presença de fosfatos....

e nitratos...


e a presença de bactérias fecais.


 

Percurso Pedestre

No final da visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela os alunos foram convidados a realizar um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 1,5 km descobrindo os caminhos ocultos da Ribeira dos Amiais (afluente do Alviela) desde que desaparece no interior da rocha até ser devolvida à luz do dia.


Ao longo do percurso pode-se apreciar os mais belos fenómenos de erosão da rocha calcária (perda, ressurgência, janela cársica, canhão flúvio-cársico), bem como a fauna e flora típicas da região.
Nascente do rio Alviela.

Janela cársica.

Após o almoço os alunos despediram-se do Centro de Ciência Viva do Alviela e partiram rumo a Tancos onde embarcaram em direcção ao Castelo de Almourol.



O Castelo de Almourol, erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da sua Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários.

Durante a Idade Média, surgiram  numerosas lendas e mistérios que rodeiam este belo e harmonioso castelo.

Leitura de uma lenda do castelo.
Após a "hora da lenda", os alunos visitaram os espaços do castelo.
 

Fotografia de grupo.

Actividade dinamizada pelas professoras,
Ana Lúcia Pinho
Rosa Ribeiro
com a colaboração das professoras,
Elisabete Sobreiro
Fernanda Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.