"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

15 novembro 2011

Dia nacional da Língua Gestual Portuguesa

A Língua Gestual é a língua materna das pessoas Surdas. É uma língua visual, expressa por gestos executados pelas mãos e acompanhados de expressão facial, corporal, movimento e orientação. Não é uma língua universal, pois a língua reflete a cultura dos seus utilizadores. Como os surdos de cada país têm uma cultura própria, as suas línguas gestuais diferem entre si. No entanto, como são línguas visuais, os surdos de diferentes nacionalidades conseguem comunicar entre si.


Hoje, dia 15 de novembro, comemora-se o dia nacional da Língua Gestual Portuguesa. É uma data relevante para a Comunidade Surda pois neste dia está contido o reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa como uma Língua efetiva.


Foi em 1997 que a Língua Gestual Portuguesa foi oficializada em Portugal. A educação/ensino de crianças e jovens surdos sofreu algumas modificações desde essa data. O bilinguismo tornou-se um objetivo e por sua vez uma ferramenta fundamental no processo de ensino/aprendizagem.


O Agrupamento de Escolas D. Dinis recebe os alunos surdos do distrito nos vários níveis de ensino. A Língua Gestual Portuguesa é uma das línguas faladas por muitos membros da comunidade escolar! Durante o ano letivo decorrerá um curso de Língua Gestual Portuguesa nas instalações da Escola D. Dinis. Já iniciou mas está aberto a novas inscrições. Inscreva-se e venha aprender!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.