"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

29 junho 2011

28 junho 2011

Educar na Solidariedade: “Recolha de alimentos”

Decorreu de 1 a 7 de Junho uma campanha de sensibilização e recolha de bens alimentares de longa/média validade, com o objectivo de auxiliar os alunos mais carenciados da Escola Básica 2,3 D. Dinis.

Neste projecto, participou toda a comunidade escolar e em especial as turmas do 7.º I e 8.º A, ao nível de recolha de alimentos.


Nesta campanha participou toda a Comunidade Escolar (EB2,3 D. Dinis), com empenho o que contribuiu para o sucesso da mesma.

Com os bens alimentares recolhidos foram entregues 37 cabazes aos alunos mais carenciados da Escola.



Todos os objectivos definidos pela equipa de trabalho foram superados.

Foi sentida a falta de espaço, para guardar os bens que vão sendo recebidos, a fim de permitir a entrega dos mesmos de uma forma mais regular e assim ajudar os alunos/famílias mais carenciadas.


Professoras responsáveis:
Amélia Assoreira
Maria da Luz Maia
Elisabete Feteira

26 junho 2011

Clube de Astronomia - notícias: A sexta lua de Saturno pode ter um oceano salgado

Pólo sul de Encelado (NASA/JPL/Space Science Institute).

"Encelado, a sexta lua de Saturno, gelada à superfície, deve esconder um oceano salgado sob o gelo. É o que concluíram os cientistas que estudaram a análise das partículas sólidas dos géisers gigantes que saem do pólo sul deste pequeno satélite do planeta dos anéis feita por instrumentos a bordo da sonda Cassini da NASA: são sobretudo grãos de sal."
(in Público, 23.06.2011)
Continuar a ler...

24 junho 2011

Visita de Estudo: Moinho de Papel, em Leiria

No dia 21 de Junho, os alunos da educação bilingue para alunos surdos, das turmas 6.º F1, 7.º E e 8.º D, foram aprender a fazer pão, no moinho do papel, em Leiria.
Esta visita surgiu no âmbito das actividades de final de ano lectivo e do conhecimento geral do meio, tendo sido uma mais-valia para estes alunos.

Foram acompanhados pelas professoras de Ciências Naturais (Luz Maia); História (Lurdes Barateiro); Educação Especial (Ana Perdigão e Elisabete Santos) e pela intérprete de LGP (Manuela Guarda).
Os alunos foram recebidos de forma muito calorosa pelas pessoas responsáveis pelas actividades no moinho, tenho-lhes proporcionado uma manhã rica em alegria, boa disposição, curiosidade e muita aprendizagem. Bem hajam!
(vê o seguinte filme com imagens e relatos desta visita)

A professora de Educação Especial,
Elisabete Santos

Concurso "Leiria a tua cidade!": Exposição de trabalhos no polivalente

EB1 Arrabalde: Visita de estudo no âmbito da Educação Especial | viagem de barco

Ler a notícia.

Clube de Astronomia - filmes da semana: "Segredos da NASA revelados Parte 2"

(2/3)

(continua na próxima semana)

23 junho 2011

Sexualidade - Vertente Psico-Afectiva e Emocional

"No passado dia 21 de Junho de 2011, veio à nossa escola a mãe de uma aluna do 5ºA, Isabel Pires,  dar-nos uma aula de Educação Sexual, sobre o tema Vertente Psico-Afectiva e Emocional, com o objectivo que os alunos sejam capazes de tomar decisões responsáveis e recusar comportamentos não desejados.


Na aula fizemos um resumo dos cuidados que temos de ter com a sexualidade.


           
Sexualidade: Amizade, namorar, amor, afecto, sexo, ternura, carinho, emoção, proximidade, ódio, responsabilidade, respeito, reprodução e violência.
            O que é a sexualidade?


A sexualidade é uma energia física. Os seres humanos não conseguem viver sem o sexo*. 


E para terminar aula vimos um filme da diferença dos sexos...

... do  desenhista de animação italiano,  Bruno Bozzetto."
 Alice Castro, Francisca Ferreira e Maria Timóteo, 5ºA

*Nota: Os alunos referiam-se ao facto de que a sexualidade é natural,  faz parte do ser humano.

Actividade dinamizada pela professora,
Cristina Frutuoso

21 junho 2011

Robótica

"No dia 20 de Junho houve uma demonstração para a turma do 5ºA. A demonstração foi de robótica e foi apresentada pelos alunos Ricardo e Luís e os professores Nuno Rodrigues e Nuno Lopes.

Recorrendo a um PowerPoint mostraram o que era a robótica. Mostraram-nos como se faziam robôs, que tipos de robôs existiam, divulgaram os tipos de concursos (juniores ou médios) na área de Busca e Salvamento, Futebol e Dança.



Podemos construir robôs pequenos, grandes, quadrados, redondos, altos, baixos...


Também vimos robôs a andar em linhas sem os comandar."
Tiago Fernandes, 5ºA


"O Tiago construiu um robô e quis mostrar aos colegas um pouco sobre este tema, para isso convidou o Eng. Nuno Rodrigues e o Clube de Robótica da ESTG."

Cristina Frutuoso, DT






Actividade dinamizada pela professora,
Cristina Frutuoso

Banca de vendas

No dia 21 de Junho, no polivalente, os alunos estiveram a vender diversos artigos, como bijutaria, objectos feitos com materiais reciclados, sais de banho, objectos de barro, etc.


O  fundo angariado terá como objectivo a aquisição de materiais para Jardinagem.


Actividade dinamizada pela professora,
Célia Afra

Concurso de BD sobre biodiversidade

No dia 20 de Junho, durante a tarde, foram entregues, no polivalente da escola sede, os prémios e certificados aos vencedores do concurso de BD, no âmbito do tema "Biodiversidade", dinamizado pelo Clube de Ambiente.

1º Prémio - Mariana Sá Silva, do 6.º D
2º Prémio - Beatriz Costa Vieira, do 6.º D
3º Prémio - Mariana Gago, 6.º C
Foram ainda entregues menções honrosas aos alunos:
Carolina Frade, do 6.º D
Neuza Santos, do 6.º D
Bernardo Martinho, do 6.º B


Carolina Frade, do 6.º D

Neuza Santos, do 6.º D

Bernardo Martinho, do 6.º B
Dinamizado pelo Clube de Ambiente

20 junho 2011

Educação Especial: viagem de final de ano | viagem de barco

No dia 16 de Junho concluiu-se um projecto que visou o conhecimento experienciado dos meios de transporte de uso público.
O projecto teve início no Natal de 2008 com a ida a Lisboa, onde os alunos de Educação Especial, E1, da escola D. Dinis, andaram de autocarro, metro e eléctrico.
Em 2009 fomos de comboio a S. Martinho do Porto e o projecto incluiu também alunos de E2, da Escola sede. Em 2010 fomos de avião a Faro e aí, além de E2, foram também alunos do 1.º ciclo de E1.
Agora terminou o projecto com a viagem de barco e participaram mais alunos do que nunca e de todos os ciclos, de E1 e E2. Foram 61 alunos de todo o Agrupamento!
Parabéns aos alunos que se portaram magnificamente bem! Parabéns e obrigada por me concederem o prazer de partilhar com eles a alegria do convívio, da descoberta e da aprendizagem!
Aos acompanhantes (professores, técnicos e assistente operacional) o meu agradecimento! Bem-haja, cada um de vós, por toda a colaboração! Que a felicidade que eu vi no olhar de cada aluno se multiplique na vossa vida!

A professora,
Idalina Gordo

No seguinte filme podes ver imagens desta fabulosa viagem:

19 junho 2011

Dentro do cérebro: Uma viagem interativa

Vamos aprender um pouco, sobre essa máquina fantástica, com essa viagem!
(carrega aqui)


Essa viagem explica o funcionamento do cérebro e como a doença de Alzheimer o afeta.
 
Como fazer a viagem?

Há 16 slides interativos. Ao visualizar cada slide, passe o mouse sobre qualquer texto colorido para destacar os recursos especiais de cada imagem. Em seguida, clique na seta para avançar ao próximo slide.

1. Ao abrir a página, clique em "INICIAR A VIAGEM”.

2. Em cada página exibida, clique nas palavras realçadas em vermelho.
Boa viagem!

16 junho 2011

Desporto Escolar: Torneio de Ténis Inter-Turmas 2.º CEB


No dia 15 de Junho realizou-se o Torneio Inter-turmas de Ténis do 2.º ciclo.
Como habitualmente foi realizado no Clube Escola de Ténis de Leiria.
Estiveram envolvidos 44 alunos de ambos os sexos dos 5.º e 6.º anos.
Foram realizados 86 jogos e os alunos que ficaram eliminados puderam, ainda, jogar depois de serem realizadas as finais.
É sempre uma novidade muito esperada para os alunos que pela primeira vez têm oportunidade de experimentar os campos oficiais de ténis.
O Torneio decorreu com um bom espírito desportivo e podemos assistir a bons jogos, especialmente nos masculinos.
No final do Torneio fizemos o tradicional Pic-Nic no relvado junto ao rio, o tempo esteve a nosso favor e podemos disfrutar de um saudável convívio. Foi o encerramento de actividades para este ano lectivo. No próximo ano esperamos que mais alunos possam aproveitar as oportunidades de participar neste tipo de actividades.
Aqui ficam algumas imagens:

e as classificações foram as seguintes (clica sobre as imagens para as ampliares):


Aproveitem as férias para descansar e praticar actividade física.

A coordenadora do Desporto Escolar,

Alcina Dias

Biblioteca Escolar: Melhores Leitores da ano 2010/2011


Clica sobre a imagem para a ampliares.

15 junho 2011

Apresentação do livro "A menina sem nome"

No dia 15 de Junho, durante a tarde, na biblioteca da nossa escola, decorreu a apresentação do conto "A menina sem nome" da autoria de Carolina Antunes, aluna do 9ºA.


Foram muitos os alunos, professores e funcionários que aplaudiram a criatividade da escritora de 14 anos e lhe colocaram questões sobre o processo de escrita criativa.


A Carolina recebeu  flores e um certificado.

Todos felicitaram a Carolina pelo êxito, tendo a sessão terminado com a venda do seu livro e muitos pedidos de autógrafos.

CCV do Alviela e Castelo de Almourol

No dia 14 de Junho, as turmas C, D e F do oitavo ano visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela e o Castelo de Almourol, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História.


"O Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO proporciona aos seus visitantes, através da alta tecnologia, uma aventura empolgante que desce às profundezas da terra em busca das origens da nascente do Alviela, percorre as estações do ano revelando a influência destas na constituição de uma das maiores reservas de água doce do país."

No Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO os alunos tiveram a oportunidade de visitar duas exposições interactivas - GEÓDROMO e o CLIMATÓGRAFO.


GEÓDROMO

Um simulador de realidade virtual com capacidade para 16 pessoas transporta os visitantes numa viagem incrível de 175 milhões de anos, até ao tempo em que os dinossáurios “desenharam” as suas pegadas na rocha calcária da Serra de Aire.


CLIMATÓGRAFO
Uma visão a 3 dimensões dos 180 km² da bacia de alimentação do Alviela permite contemplar a passagem das estações do ano e as diferenças que estas imprimem no curso da água. São aqui descritos os aspectos dominantes do clima da região que envolve a nascente do rio Alviela, proporcionando ao visitante a sensação de profundidade e de realidade, como se estivesse ele próprio no interior do filme.


Através de um módulo interactivo, o visitante pode comandar a meteorologia e provocar chuvas ou tempestades, observando de perto as variações no caudal do rio e percebendo porque existe nesta região um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea do país.


No CCV do Alviela dos alunos ainda puderam realizar uma actividade experimental ligada à água - "Tudo numa gota de água". Dada a importância dos recursos hídricos e da sua preservação, as análises à qualidade da água são também promovidas pelo Centro Ciência Viva do Alviela.


Tudo numa gota de água

Nos dias de hoje, uma gota de água é um recurso tão valioso como o ouro. Embora a Terra seja também chamada de Planeta Azul devido a uma maior porção de água do que de terra, apenas uma ínfima parte desta é potável e está acessível ao ser humano. Nesta actividade vamos discutir a necessidade e importância de preservação dos recursos hídricos, analisando a qualidade da água do Rio Alviela e da Ribeira dos Amiais.


Os alunos avaliaram, a temperatura da água, a quantidade de oxigénio dissolvido, o seu odor, o seu pH...


a presença de fosfatos....

e nitratos...


e a presença de bactérias fecais.


 

Percurso Pedestre

No final da visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela os alunos foram convidados a realizar um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 1,5 km descobrindo os caminhos ocultos da Ribeira dos Amiais (afluente do Alviela) desde que desaparece no interior da rocha até ser devolvida à luz do dia.


Ao longo do percurso pode-se apreciar os mais belos fenómenos de erosão da rocha calcária (perda, ressurgência, janela cársica, canhão flúvio-cársico), bem como a fauna e flora típicas da região.
Nascente do rio Alviela.

Janela cársica.

Após o almoço os alunos despediram-se do Centro de Ciência Viva do Alviela e partiram rumo a Tancos onde embarcaram em direcção ao Castelo de Almourol.



O Castelo de Almourol, erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da sua Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários.

Durante a Idade Média, surgiram  numerosas lendas e mistérios que rodeiam este belo e harmonioso castelo.

Leitura de uma lenda do castelo.
Após a "hora da lenda", os alunos visitaram os espaços do castelo.
 

Fotografia de grupo.

Actividade dinamizada pelas professoras,
Ana Lúcia Pinho
Rosa Ribeiro
com a colaboração das professoras,
Elisabete Sobreiro
Fernanda Silva