"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

19 novembro 2009

Desafio de Física e de Química – 16 de Novembro de 2009



QUESTÃO

Provavelmente já observaste, ao quereres apanhar um objecto que está dentro de água, que o objecto parece estar mais próximo da tua mão do que realmente está.
Sabes por que é que isto acontece?


PROBLEMA

Em muitos aeroportos e estações de comboio são usadas passadeiras rolantes horizontais para comodidade dos passageiros. Na estação Montparnasse de Paris, por exemplo, existe uma passadeira rápida com 180 m de comprimento que se desloca à velocidade de 9 km/h (= 2,5 m/s), velocidade três vezes maior que a das passadeiras comuns.

Considere um aeroporto onde existem duas passadeiras de 200 m, uma paralela à outra, mas que se movimentam em sentidos opostos. Estas passadeiras deslocam-se à velocidade de 1 m/s em relação ao solo. Suponha que três crianças, André, Bruno e Camila quiseram fazer uma corrida com ponto de partida no início destas passadeiras. André corre sobre o solo enquanto Bruno e Camila correm sobre cada uma das passadeiras (sendo o movimento de Camila de sentido contrário ao da passadeira). As constituições físicas das crianças são semelhantes: a cada passada percorrem uma distância de 50 cm.
Quantos passos por segundo deve dar cada criança para que, após um tempo de 100 s, elas cheguem simultaneamente ao fim das passadeiras?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.