"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

19 março 2010

Visita de estudo: Museu da Lourinhã e praias do Caniçal e Paimogo e praia da Consolação

Nos dias 16 e 18 deste mês as turmas do 7.º ano da nossa escola realizaram uma visita de estudo às praias do Caniçal e Paimogo, à praia da Consolação e ao Museu da Lourinhã, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Nas praias de Caniçal e Paimogo há evidências de vários processos geológicos. Por exemplo, uma arriba estratificada onde foram encontrados fósseis de dinossauro, agora expostos no Museu. São visíveis fenómenos de formação do relevo, tais como dobras e pendor, inclinação de camadas primitivamente horizontais, e ainda falhas de continuidade, designadamente, um dique magmático. A norte de Paimogo foi descoberto, em 1993, um ninho de ovos de dinossauro, que é o maior ninho jurássico do mundo e o único da Europa que contém ossos de embrião.
Na praia da Consolação, já no Concelho de Peniche,pode observar-se uma arriba com plataforma de abrasão, onde se encontram milhares de fósseis de invertebrados, predominando os bivalves e as colónias de corais.
O Museu da Lourinhã é a principal realização Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, uma associação sem fins lucrativos, cujos objectivos incluem três áreas temáticas principais: a Etnografia, a Arqueologia e a Paleontologia.
O Museu proporciona visitas guiadas que vão ao encontro da temática da visita de estudo e se adaptam ao nível de conhecimento dos visitantes.
Na secção de arqueologia mostram-se alguns dos instrumentos trabalhados pelo Homem, desde o paleolítico, e evidenciam-se as principais alterações que o Homem tem vindo a sofrer desde então.
A etnografia oferece a oportunidade de examinar ferramentas e métodos de trabalho de várias profissões, algumas já desaparecidas, permitindo assim reviver um passado recente, em diversas áreas da vida quotidiana.
O pavilhão da paleontologia, onde se encontram os dinossauros, é um dos pontos preferidos dos visitantes.
No conjunto dos seus dois pisos é, em Portugal, o local com maior número de dinossauros expostos, permitindo apercebermo-nos da grandeza e diversidade destes animais.

(retirado de http://www.museulourinha.org/pt/Informacao/Escolas_Visita_de_Estudo_Programa.pdf)

Em ambos os dias, a visita de estudo teve como guia o Eng. Simão Mateus, que, para além de realizar as visitas guiadas ao Museu e ao campo, também é o actual responsável pelas ilustrações produzidas no GEAL-Museu da Lourinhã.
Brevemente serão publicadas fotografias desta visita de estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.