"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

30 outubro 2010

Clube de Astronomia: complemento da notícia "Cratera feita pela NASA parece «um tesouro de elementos químicos»: Prata, hidrogénio e mercúrio na Lua"

O seguinte vídeo, retirado do You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=YrLuOFoPlRc), é da CBS News Online, de 13 de Novembro de 2009, e retrata o que o foi efectuado para se descobrir que afinal há mais água na Lua e há maior concentração de outros elementos (tais como prata, mercúrio, etc.) do que se pensava, em virtude dos resultados das análises das rochas lunares trazidas pelas missões Apolo.
Neste video é possível ver como é que a agência espacial norte-americana lançou um dispositivo de 2,3 toneladas na cratera Cabeus, perto do Pólo Sul da Sul, que foi seguido de perto pela sonda LCROSS. A sonda analisou os materiais projectados pelo embate do engenho, que causou um buraco de 20 a 30 metros de diâmetro na superfície lunar.

2 comentários:

  1. Ó Corvinho, não foste brincar ao Hallowe'en? Pedir docinhos ou pregar partidas? Ir pelas casas e perguntar "treat or trick"? O teu professor de Inglês não te ensinou?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não, não fui pedir docinhos nem pregar partidas ;)
    Este ano,lá na escola, ainda não apareceu nada relativo ao Halowe'en... deve ser por causa da crise económica, que Portugal está a atravessar e há que poupar... hoje até é o Dia Mundial da Poupança... para quem tiver alguns €s para poupar...

    abraço amigo

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.