"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

04 outubro 2010

Peddy-paper Republicano

Hoje, de manhã, alguns alunos das turmas A, B, D, E, F, G,H, I do 7.º ano (5 alunos de cada turma) e os alunos da turma 8.º H, realizaram um peddy-paper republicano pelas ruas de Leiria, ou seja, seguiram por ruas republicanas, descobriram os nomes, as características, a origem, os locais que mais se ligaram ou que estiveram relacionados com a revolução republicana, que ocorreu em 5 de Outubro. O peddy-paper teve início no Arquivo Distrital de Leiria. Os nossos alunos foram recebidos pelo Dr. Acácio de Sousa - director do referido Arquivo -, que lhes explicou, de forma clara e sucinta, os acontecimentos principais de revolução republicana, o porquê da atribuição de nomes de algumas personalidades marcantes da República Portuguesa às ruas da cidade e, ainda, lhes deu algumas indicações úteis para seguirem o Roteiro Republicano.
Esta actividade foi organizada pelas professoras do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. O guião do peddy-paper foi elaborado com base no guião "Leiria - um circuito republicano", da autoria do Dr. Acácio de Sousa.

Brevemente serão publicadas imagens desta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.