"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

05 dezembro 2013

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de novembro

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida, enquanto língua da comunidade surda portuguesa, pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro. A equipa da Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) do Agrupamento D.Dinis de Leiria, assinalou mais uma vez o dia nacional da LGP. Esta participação teve como objetivo fulcral sensibilizar a comunidade ouvinte para a LGP e para a comunidade surda.
Assim, apelando à participação de toda a comunidade educativa os alunos surdos distribuíram palavras da letra da música “I LOVE IT”, adaptada ao dia nacional da LGP, a professores e funcionários da escola, ensinaram-lhes os gestos, filmaram-nos, e posteriormente criaram um filme com a participação de todos.
Os alunos surdos juntamente com a suas turmas ouvintes aprenderam o Flashmob da música “I LOVE IT” com letra adaptada em LGP, que apresentaram a toda a escola, na sexta-feira dia 15 de novembro. Os alunos surdos não ouvem a música, é certo, mas podem sentir o seu ritmo, a sua vibração e através da LGP a mensagem das letras musicais pode ser transmitida.

Os momentos que a seguir se apresentam demonstram o quanto os alunos surdos caminham lado a lado com os alunos ouvintes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.