"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

18 dezembro 2013

Seminário Regional “Namorar com Fair Play”

No âmbito do Projeto “Namorar com Fair Play”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em parceria com a DGE-Direção Geral Escolar, alunos das turmas A e D do 9º ano participaram no dia 5 de Dezembro o Seminário Regional “Namorar com Fair Play”, que teve lugar nas instalações do IPDJ em Leiria.

“Namorar com Fair Play” foi o tema do Seminário Regional organizado pelos voluntários que têm vindo a dinamizar este projeto nas Escolas com 3º ciclo e Ensino Secundário, de Castelo Branco, Coimbra e Leiria, e que se associaram a este projeto.

Na sessão de abertura estiveram presentes, para além de diversas entidades locais e regionais, o Diretor Regional do Centro, José Cardoso. O 1.º painel contou com os oradores: Celeste Moura (IPDJ), Ana Raquel Simão (APAV), Chefe Carlos Mota Carvalho (PSP/Comando Distrital de Leiria), moderado por Max Ruivo (voluntário). O 2.º painel contou com testemunhos de voluntários da Bolsa Local de Animadores, moderado por Ana Carmona (voluntária). O período da tarde foi reservado aos “workshops”: Violência no namoro – Desigualdade de género – Relações saudáveis – Projeto Namorar com Fair Play.

O projeto “Namorar com Fair Play”, da responsabilidade do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, decorreu na Região Centro, à semelhança das restantes 4 regiões do país, desde o início de 2013 e pressupôs a implementação de um leque diversificado de ações de Intervenção na Área da Prevenção da Violência de Género. São projetos que pretendem atuar a nível da sensibilização e da prevenção primária e ainda na promoção de mudanças de atitude e comportamentais, com recurso a uma metodologia ativa, de base experiencial, que através do desenvolvimento de competências, individuais e relacionais, permitirá serem os/as jovens alunos/as a escolher e/ou optar, de entre a temática da prevenção da violência do namoro.

Pela Equipa da Promoção da Saúde e Educação Sexual,

Maria da Luz Maia


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.