"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

30 outubro 2009

HALLOWEEN

Hoje, na escola sede, celebrou-se o Halloween. Alguns alunos participaram no concurso de abóboras, dinamizado pelos professores de Inglês.


Os vencedores do concurso, eleitos pelo Júri do concurso, foram os seguintes alunos:


1.º prémio – Rita, 5.ºB (30 pontos):


2.º prémio – Andreia e Bárbara, 5.ºF (26 pontos):

3.º prémio – Sara, 6.ºF (24 pontos):

O trabalho preferido dos alunos (eleito por votação) foi o trabalho apresentado pela aluna Rita, do 5.ºB (que ganhou o primeiro prémio atribuído pelo Júri do concurso).
Também foram atribuídas Menções Honrosas aos alunos:
a) Tiago, 6.ºC + Pedro, 6.ºH
b) Patrícia e Filipa, 6.ºB
c) Joana, 5ºC + Neuza, 5.ºD + Francisca, 5.ºB
d) Lecticia e Andreia, 5.ºA
e) João Martins, 5.ºB
f) Patrícia, 8.ºA
g) Pedro e Rodrigo, 7.ºB
h) Margarida, 6.ºH

Seguem-se mais fotografias de alguns dos trabalhos apresentados a concurso:







25 outubro 2009

Halloween

Aproxima-se o Halloween!! Participa no concurso de máscaras e abóboras de Halloween, que se vai realizar na sexta-feira, dia 30 Outubro !!!


PÕE A IMAGINAÇÃO A TRABALHAR E TRAZ NOVAS E ASSUSTADORAS IDEIAS ...


Para saberes mais sobre o Halloween, consulta: Story of Halloween
Halloween Quiz
Links

26 de Outubro/2009 - Dia das Bibliotecas Escolares em Portugal


No dia 26 de Outubro, celebra-se o Dia das Biblliotecas Escolares em Portugal. Para assinalar a data, as professoras bibliotecárias, Ana Rebanda e Teresa Silva, vão iniciar uma campanha de recolha de livros no polivalente da escola sede, de forma a apoiar a criação de uma biblioteca num pais de África: Guiné -Bissau (no Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha).


Sendo assim, entre os dias 26 de Outubro (segunda-feira) e 6 de Novembro (sexta-feira) estarão caixotes no polivalente para recolher livros escolares de Língua Portuguesa, dicionários, livros de contos, aventuras, Banda Desenhada e jogos, que os elementos da comunidade educativa queiram doar.


As professoras bibliotecárias agradecem a participação e colaboração nesta iniciativa.

21 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação: Agradecimentos a toda a Comunidade Escolar

As professoras envolvidas na recolha de produtos alimentares destinados à Associação "Colina do Castelo" e alunos carenciados da Nossa Escola, agradecem a toda a Comunidade Escolar , principalmente aos Directores de Turma pelo seu envolvimento/sensibilização dos alunos , para a concretização desta iniciativa.

As Professoras,
Amélia Assoreira
Luz Maia

20 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação: balanço da recolha de alimentos

Da campanha de recolha de alimentos, destinados à associação “ Colina do Castelo”, para serem distribuídos pelos mais necessitados, e a alguns alunos da nossa escola, as professoras Amélia Assoreira e Luz Maia informam que foram recolhidos os seguintes bens alimentares:

Açúcar: 12 kg
Azeite: 1 L
Arroz: 53 kg
Atum: 52 caixas
Bolachas: 42 pacotes
Cereais: 5 caixas
Esparguete: 55 (embalagens de 500 g)
Farinha: 8 kg
Feijão e Grão enlatados: 14 Latas
Feijão Seco: 9 kg
Fruta em conserva: 7 embalagens
Gelatina: 2 pacotes
Leite: 43 L
Leite Condensado: 1 lata
Lulas+polvo: 2 latas
Maçã: 1kg
Massa variada: 42 pacotes +12 pacotes pequenos
Mousse de chocolate: 1 pacote
Produtos Diversos (Cogumelos+ Milho+ Ervilhas): 13 embalagens
Salsichas: 35 latas
Tablete de chocolate: 1 pacote

Dia Mundial da Alimentação: mais trabalhos de alunos

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação os alunos do 6.º ano da escola básica 2.º e 3.º ciclos D. Dinis elaboração cartazes muito criativos, que também foram expostos no salão polivalente da escola. Aqui fica uma amostra do que se fez:



















(Fotografia: professora Ana Lúcia Pinho)

18 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

No Dia Mundial da Alimentação, os alunos das turmas A, B, C e F do 9.º ano, orientados pelas Professoras Amélia Assoreira e Maria da Luz Maia (à direita na foto), efectuaram a recolha de bens alimentares de longa/média validade, tal como anteriormente anunciado.
Na foto acima, à direita da Professora Maria da Luz, também se encontra a Dr.ª Beatriz Vaz (encarregada de educação de um dos alunos do 9.º A), que em conjunto com o Presidente da Delegação de Leiria-Fátima, o Sr. Adelino Simões, se ofereceram para se deslocarem à nossa escola com o fim de divulgar os objectivos e funcionameno do Banco Alimentar contra a Fome. Esta acção decorreu na aula de Formação Cívica da turma do seu educando.


Aqui se encontram os alimentos, que ao longo do dia foram recolhidos:
Estes alimentos irão ser entregues à associação “Colina do Castelo”, que os distribuirá pelos mais necessitados.

Também foi realizada uma exposição com os cartazes elaborados pelos alunos.


Na biblioteca, as professoras bibliotecárias Ana Rebanda e Teresa Silva, também realizaram uma exposição com livros alusivos ao tema, tal como se pode observar nas fotografias seguintes.
(Fotografia: professora Ana Lúcia Pinho)

Clube do Ambiente

Este ano lectivo o Clube do Ambiente vai desenvolver as seguintes actividades:
- Palestras: junto das turmas do 5.º ano, sobre agricultura sustentável/vida saudável; junto das turmas do 6.º ano, sobre energias alternativas.
- Contactos com a Câmara Municipal de Leiria, no sentido de obter terra e vedações, para demarcação dos vários canteiros, a distribuir pelas turmas interessadas em fazer pequenas hortas pedagógicas, na escola.
- Colocação, no dia 21 de Março – Dia Mundial da Árvore, de placas identificativas das árvores da nossa escola.
- Concurso aberto aos alunos do 1.º e 2.º CEB de desenhos alusivos às energias alternativas.
- Exposição nos dias de 1 a 7 de Junho de 2010, no polivalente, dos melhores trabalhos apresentados a concurso e distribuição dos respectivos prémios no Dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho.
Os professores dinamizadores, e respectivos horários, são os seguintes:
Professora Diomar Ferreira – terça-feira, das 10h15 às 11h45;
Professora Ana Rosa – terça-feira, das 15h55 às 16h40;
Professor João Paixão – terça-feira, das 15h10 às 16h40;
Professor António Carvalho – terça-feira, das 17h35 às 18h20.

16 outubro 2009

Clube Motivar

Se gostas de desenhar, pintar, modelar, explorar e aprender, inscreve-te no Clube Motivar.te - Explorar e Aprender, dinamizado pela professora Ana Paula Alves.
O horário semanal de funcionamento é o seguinte:
Quinta-feira: 14h15 - 15h
Sexta-feira: 14h15 - 16h40.

Geo Clube - Clube de Geografia

O Geo Clube, este ano lectivo, já iniciou a sua actividade. Irá decorrer na sala P1 com o seguinte horário semanal:
Segunda-feira: 11h55 – 13h25
Terça-feira: 12h40 – 13h25
Quarta-feira: 11h55 – 12h40
Quinta-feira: 14h15 – 15h
Sexta-feira: 11h55 – 12h40; 14h15 – 15h.
Os alunos interessados deverão solicitar informações e/ou proceder à sua inscrição junto dos respectivos professores de Geografia.

Oficina de Expressão e Drama

Este ano lectivo a Oficina de Expressão e Drama vai decorrer às terças-feiras das 16h50 às 18h15. A professora responsável por esta oficina é a professora Maria Luísa Ribeiro.
O início das actividades está a ser efectuado por um pequeno grupo de alunos. Este trabalho visa representar a Escola Básica 2.º, 3.º ciclos D. Dinis no XVI Festival de Teatro Juvenil, promovido pela Câmara Municipal de Leiria.

12 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro

Na Freguesia de Leiria, um grande número de famílias vive com muitas dificuldades. Grande parte dessas famílias inclui filhos em idade escolar a quem falta o essencial (a comida), dirigindo-se frequentemente à Junta de Freguesia de Leiria solicitando ajuda, sendo depois reencaminhados para a Associação “Colina do Castelo”.
Os alunos das turmas A, B, C e F do 9.º ano, sensibilizados com esta situação, propuseram-se a dar um pouco de apoio e solidariedade a essas famílias, pelo que, nas aulas de Área de Projecto, decidiram fazer uma recolha de bens alimentares de longa/média validade, no Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), na nossa Escola.
É nesse sentido que se dirigem a toda a Comunidade Escolar para que, se juntem a esta Causa no sentido da maior contribuição possível.
No final da recolha, será dado conhecimento da quantidade de produtos recolhidos que serão entregues à Associação “Colina do Castelo” por quem serão distribuídos pelos mais necessitados.

Obrigado a todos.
Os alunos das turmas A, B, C e F do 9.º ano

10 outubro 2009

Dia Mundial da Música - 1 de Outubro


Na escola sede do Agrupamento, o Dia Mundial da Música foi assinalado com a realização de uma exposição no salão polivalente.




(Fotografia: professora Ana Lúcia Pinho)


O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música

09 outubro 2009

♥ Dia Mundial do Coração – 27 de Setembro

Na actualidade, as doenças cardiovasculares ainda continuam, lamentavelmente, a constituir, a principal causa de morte e de incapacidade de longa duração, não só em Portugal, mas também, no Mundo em geral.
Conscientes da necessidade de intervir nesta área, no passado dia 25 de Setembro, as turmas A, B, C e F do 9.º ano, comemoraram o Dia Mundial do Coração, na Escola Sede do Agrupamento, com uma exposição dos trabalhos realizados na área curricular não disciplinar Área de Projecto subordinada ao tema “Prevenção das Doenças Cardiovasculares”, sensibilizando a comunidade escolar para o risco de doença através o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e do perímetro abdominal.



Além disso, esta efeméride também foi assinalada com a distribuição de fruta aos adultos da escola (grupo etário com maior risco de incidência da doença) e marcadores de livros com conselhos para a saúde do sistema cardiovascular à população educativa.

Na Biblioteca da Escola, foi apresentada uma exposição de livros e material multimédia existente e uma selecção de sítios na Internet relacionados com o tema.

Os alunos das turmas A, B, C e F do 9.º ano e a professora de Área de Projecto, agradecem a colaboração do Conselho Executivo, da Professora Amélia Assoreira, da Professora Luísa Ribeiro e das Professoras Bibliotecárias Ana Rebanda e Teresa Silva. Estendem ainda o seu agradecimento a todos quantos de uma forma ou outra contribuíram para a concretização desta iniciativa
(Esta informação foi gentilmente cedida pela professora Maria da Luz Maia. Fotografia: professora Maria da Luz Maia.)

08 outubro 2009

Acção de sensibilização e formação sobre a Gripe A

No passado dia 11 de Setembro, pelas 14h30, realizou-se no salão polivalente da escola sede do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria, uma acção de sensibilização e formação sobre a Gripe A (vírus H1N1).

Esta acção, realizada no âmbito do projecto "Viver Saudável - Pensar Saudável", foi dinamizada pela Dr.ª Isabel Bento e teve a duração de duas horas.

Consultando o site do Agrupamento de escolas D. Dinis é possível encontrar informação, para pais e professores, relativa a medidas de prevenção e controlo em meio escolar.