"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

04 fevereiro 2010

4 de Fevereiro: Palestra "Ecos da revolução republicana portuguesa na imprensa internacional"

Hoje, no Auditório 1 da Escola Superior de Educação de Leiria, decorreu a palestra, para professores, intitulada "Ecos da revolução republicana na imprensa internacional". Esta actividade foi organizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais, sendo a professora Nídia Moura a professora responsável pela sua dinamização.
Com a realização desta palestra pretendeu-se comemorar o Centenário da República, associando-o às características próprias de regime republicano e aos valores da cidadania numa sociedade democrática, bem como aprofundar o conhecimento dos acontecimentos relevantes na implantação da República e nas várias etapas do processo histórico que marcaram a evolução da sociedade portuguesa, à luz da imprensa internacional. Esta palestra é a primeira de um conjunto de palestras que serão destinadas a alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos.
Tivemos o Professor João Bonifácio Serra como orador.

Actualmente o Professor João Serra é Professor Coordenador da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e membro do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Preside ao Conselho de Representantes da ESAD e é membro do Conselho Geral do IPL.
É autor de diversos estudos publicados em revistas e catálogos sobre temas de história política portuguesa dos séculos XIX e XX e de história local e regional. Colaborou em diversas obras colectivas sobre história da República e do republicanismo. Foi comissário de diversas exposições biográficas de figuras da República.
Integrou a Comissão Nacional das Comemorações de Centenário da República e faz actualmente parte da equipa que tem a seu cargo prepara o projecto Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. (adaptado da "Nota biográfica" elaborada pelos professores do Departamento de Ciências Humanas e Sociais)
O Professor João Serra apresentou a forma como a revolução republicana em Portugal foi vista na impremsa internacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.