"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

07 fevereiro 2010

Concurso: Dos zero aos 100 - Histórias de Cientistas

"A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e o jornal Ciência Hoje (CH) lançaram um concurso designado por “Dos zero aos 100 – Histórias de Cientistas”, numa iniciativa conjunta que tem em vista a divulgação da história e património científico da República, recordando acontecimentos, realizações alcançadas em diversos campos científicos e, mais concretamente, evocando os seus protagonistas.

Esta iniciativa enquadra-se no eixo programático República e Ciência, que pretende dar a conhecer e valorizar a história da ciência e da tecnologia e assim fomentar uma cultura científica de base histórica, entendida como instrumento de progresso político, económico e social.

O desafio, lançado a todas as famílias, privilegiando a criatividade dos trabalhos, consiste na elaboração de biografias de cientistas portugueses da República, valorizando, nos termos do Regulamento, aqueles cuja actividade foi particularmente relevante durante a I República, incluindo todas as áreas da ciência, sem esquecer as ciências sociais e humanas." (retirado de http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39102)

O concurso consiste na elaboração de biografias de cientistas portugueses dos últimos 100 anos, valorizando-se aqueles cuja actividade foi preponderante na I República. São consideradas todas as áreas da ciência, incluindo obviamente as sociais e humanas.

Este concurso é direccionado para famílias. A ele podem concorrer, com quantas biografias quiserem, equipas de quatro elementos com laços familiares entre si, sendo que um deles terá obrigatoriamente menos de 18 anos e um outro mais de 65. Cada equipa tem de adoptar um nome sem artigos definidos ou indefinidos.

Os elementos da equipa vencedora serão contemplados com uma viagem a Londres para visitar o Museu de Ciência.

Cada equipa só pode escrever sobre cientistas da região (aqui entendida como distrito) onde os seus elementos tenham nascido.
O concurso decorre entre 1 de Fevereiro e 30 de Abril de 2010.

Consulta o Regulamento em http://www.cienciahoje.pt/39106 .

Consulta os nomes e localidades dos cientistas da I REPÚBLICA em http://www.cienciahoje.pt/39115 .

Inscreve-te em http://www.cienciahoje.pt/39110 .

Para saberes mais clica em http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39102 e, ainda, em http://www.centenariorepublica.pt/conteudo/concurso-dos-0-aos-100-hist%C3%B3rias-de-cientistas .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.