"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

22 setembro 2010

Palestra "Figuras e Figurões entre a monarquia e a república... em Leiria"

Decorreu, hoje, na Biblioteca Escolar da escola sede, a palestra “Figuras e Figurões entre a monarquia e a república… em Leiria”. Esta actividade foi dinamizada pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e o conferencista foi o Dr. Acácio Sousa, director do Arquivo Distrital de Leiria e investigador.





Director Fernando Cadima recebendo o Dr. Acácio de Sousa.
Com esta palestra pretendeu-se:
- Promover a reflexão e o debate sobre temas nucleares da projecção da República em Leiria;
- Conhecer algumas figuras de destaque, em Leiria, entre a monarquia e a república;
- Comemorar o Centenário da República, associando-o às características próprias do regime republicano e aos valores da cidadania numa sociedade democrática.
Quanto às figuras de destaque, em Leiria, foram referidos os nomes de:
-  Correia Matheus, secerdote, professor, Presidente da Câmara do último mandato monárquico e durante várias republicanas;
- Luís Fernandes, escultor;
- Narciso Costa, professor e artista;
- 4 filhas do farmacêutico Alfredo Franco;
- Ernesto Corrodi, professor e arquitecto;
- Joaquim Ribeiro de Carvalho, deputado por Leiria;
- José Saraiva, professor da Escola Domingues Sequeira, professor e reitor do Liceu de Leiria, Director da Biblioteca Erudita e Arquivo Distrital, historiador, vereador ao tempo da Câmara sidonista e Primeiro Presidente da Comissão Adminstrativa Municipal, após 28 de Maio de 1926;
- José Theriaga, engenheiro militar;
- Tito Benevenuto de Sousa Larcher, republicano, maçon, fundador do jornal regionalista e fundador da Biblioteca Erudita, Arquivo Distrital e Museu Regional.



No final os elementos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas homenagearam a presença do Dr. Acácio de Sousa com um ramo de flores e um certificado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.