"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

29 setembro 2010

Clube de Guitarra

Clube de Orquestra

Clube de Francês

Geo Clube

Desporto Escolar: horários e actividades

Modalidades: Natação; Futsal (masc.); Voleibol; Andebol; Ténis; Patins; Escalada; Xadrez; Tag-Rugby; Boccia.

Actividade Interna: 
- Torneios Abertos (várias modalidades);
- Treino da Condição Física/Apoio a alunos com dificuldades.

Horários:
(clica sobre a imagem para a ampliares)

Clube de Astronomia: Horário e local

O horário estabelecido é das 16h50 às 17h35, à sexta-feira.
O principal local de trabalho é a sala C5.
E porquê a Astronomia?
A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a vários campos da Física e da Matemática. Teve um importante papel na organização da humanidade, pois a humanidade baseou-se nos conhecimentos desta ciência para efectuar muitas descobertas. No passado, novos continentes foram encontrados devido as informações de localização a partir dos astros que a astronomia forneceu aos navegantes. Além disso, também forneceu as ferramentas para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares, etc.



Vê o seguinte vídeo retirado daqui: http://www.1minutoastronomia.org/.


Porque é a Astronomia importante? from 1MinAstronomia on Vimeo.

26 setembro 2010

Clube de Astronomia: Astro-fotografia





















(fotografia de rosário duarte, tirada em 26-09-2010, às 22h33)

Sempre que quiseres "ver" a Lua, podes aceder ao site http://www.die.net/moon/.

Projecto "Nós com África"

A Escola José Saraiva vai dinamizar o Projecto "Nós com África" e a dinamizadora do projecto solicita a colaboração da Escola B. 2, 3 D. Dinis.


O Projecto "Nós com África", é uma Campanha de recolha de telemóveis para reciclagem, dinamizada por uma ONG, designada por " Um Pequeno Gesto", cujo objectivo consiste em angariar verba para ajudar a construir um Orfanato para cerca de 100 crianças, em Moçambique.

Como se irá desenvolver a Campanha?

- Tentar sensibilizar pais, Encarregados de Educação e amigos para o contributo que podem dar no sentido de ajudar crianças órfãs, despojadas de tudo e com direito a um mínimo de dignidade. Dar um tecto a estas crianças, muitas delas vítimas de Sida ou órfãs de pais com Sida, é o primeiro passo. A ONG, tratará posteriormente de lhes dar alimentação e proporcionar a ida à Escola.

- Recolher os telemóveis, desactualizados ou inutilizados, com bateria, sem carregador, e dão conhecimento ao Projecto "Nós com África".




Vamos todos ajudar. Os telemóveis danificados podem dar uma casa a crianças. AJUDE.

24 setembro 2010

Clube de Astronomia - filme da semana: "First Moon Landing 1969"

Missão Apollo 11, em 1969.
Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar a Lua, disse: "One small step for man, a giant leap for mankind."

22 setembro 2010

Palestra "Figuras e Figurões entre a monarquia e a república... em Leiria"

Decorreu, hoje, na Biblioteca Escolar da escola sede, a palestra “Figuras e Figurões entre a monarquia e a república… em Leiria”. Esta actividade foi dinamizada pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e o conferencista foi o Dr. Acácio Sousa, director do Arquivo Distrital de Leiria e investigador.





Director Fernando Cadima recebendo o Dr. Acácio de Sousa.
Com esta palestra pretendeu-se:
- Promover a reflexão e o debate sobre temas nucleares da projecção da República em Leiria;
- Conhecer algumas figuras de destaque, em Leiria, entre a monarquia e a república;
- Comemorar o Centenário da República, associando-o às características próprias do regime republicano e aos valores da cidadania numa sociedade democrática.
Quanto às figuras de destaque, em Leiria, foram referidos os nomes de:
-  Correia Matheus, secerdote, professor, Presidente da Câmara do último mandato monárquico e durante várias republicanas;
- Luís Fernandes, escultor;
- Narciso Costa, professor e artista;
- 4 filhas do farmacêutico Alfredo Franco;
- Ernesto Corrodi, professor e arquitecto;
- Joaquim Ribeiro de Carvalho, deputado por Leiria;
- José Saraiva, professor da Escola Domingues Sequeira, professor e reitor do Liceu de Leiria, Director da Biblioteca Erudita e Arquivo Distrital, historiador, vereador ao tempo da Câmara sidonista e Primeiro Presidente da Comissão Adminstrativa Municipal, após 28 de Maio de 1926;
- José Theriaga, engenheiro militar;
- Tito Benevenuto de Sousa Larcher, republicano, maçon, fundador do jornal regionalista e fundador da Biblioteca Erudita, Arquivo Distrital e Museu Regional.



No final os elementos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas homenagearam a presença do Dr. Acácio de Sousa com um ramo de flores e um certificado.


“Biodiversidade – Herança de Futuro?

XVI JORNADAS SOBRE AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

“Biodiversidade – Herança de Futuro?



A Oikos vai realizar nos próximos dias 21 e 22 de Outubro de 2010, as XVI Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento este ano subordinadas ao tema “Biodiversidade – Herança de Futuro?”. O evento terá lugar no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Entrada será livre, mediante inscrição.

Inscreve-te aqui:

18 setembro 2010

22 de Setembro: Palestra “Figuras e Figurões entre a monarquia e a república… em Leiria”

Convite

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas convida a comunidade educativa a assistir à palestra “Figuras e Figurões entre a monarquia e a república… em Leiria”, integrada nas Comemorações do Centenário da República Portuguesa.
A palestra irá realizar-se no próximo dia 22, quarta-feira, na Biblioteca Escolar da escola sede e o programa é o seguinte:

17h30: Recepção
17h45: Apresentação do Dr. Acácio de Sousa
18h00: Ínício da palestra
19h00: Debate

Dr. Acácio de Sousa tem desempenhado funções como director do Arquivo Distrital de Leiria desde 1994, é, ainda, presidente da Assembleia Geral da ADLEI - Associação para o Desenvolvimento de Leiria - e vice-presidente do Orfeão de Leiria.
As suas habilitações são as seguintes:
- Habilitações académicas: licenciatura em História (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); mestrado em Estudos Luso-Asiáticos/História (Universidade de Macau); tem em preparação o doutoramento em Ciência Política (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa);
- Habilitações profissionais: pós-graduação em Ciências Documentais/Arquivo (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); Seminário de Alta Direcção (INA-Instituto Nacional de Administração); CAP-Certificado de Aptidão Pedagógica (IEFP); Certficado de Formador do FOCO.

Clube de Astronomia - notícias: “Caçador de planetas” português, Nuno Santos, recebeu reconhecimento na Arménia

"O astrónomo português Nuno Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu ontem, na Arménia, o primeiro prémio internacional Viktor Ambartsumian. O galardão, partilhado com os seus colegas Michel Mayor (Universidade de Genebra) e Garik Israelian (IAC), foi atribuído pelo trabalho no estudo das estrelas que têm planetas em órbita, e que fornecem indícios essenciais para a compreensão dos processos de formação planetária.O Prémio Viktor Ambartsumian é atribuído de dois em dois anos e distingue investigadores, de qualquer país, por excepcionais contributos para a ciência. Este ano foram nomeados 14 investigadores ou equipas, cabendo o prémio ao trio liderado por Michel Mayor, que em 1995 co-descobriu o primeiro exoplaneta à volta de uma estrela do tipo solar (51 Pegasi)." (in http://www.cienciahoje.pt/)

Clube de Astronomia - notícias: A história da formação estrelar nas galáxias mais brilhantes de enxames distantes

"Uma equipa internacional de astrónomos, com a participação de Pedro Viana, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e docente no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – e na sequência de um trabalho publicado na revista «Nature» –, estudou as galáxias mais luminosas de 20 enxames de galáxias distantes e verificou que a maioria das suas estrelas formou-se rapidamente após o inicio do Universo." (in http://www.cienciahoje.pt/)

Continuar a ler...

14 setembro 2010

Desempenho Meritório/Dia do diploma

Hoje, na escola sede, realizou-se a cerimónia de entrega de diplomas e prémios aos alunos que se destacaram com Desempenhos Meritórios durante o ano lectivo 2009/2010. Toda a Comunidade escolar foi convidada a estar presente.
A lista de alunos pode ser consultada aqui.
De seguida apresentam-se algumas imagens deste momento tão especial para os nossos alunos.

13 setembro 2010

Recepção dos alunos do 1.º e do 5.º ano

Hoje, com início às 9 horas, decorreu a recepção dos alunos do 1.º ano, nas respectivas escolas do 1.º CEB, e do 5.º ano, na escola sede. Para receber estes alunos, para além do professor titular de turma e do Director de Turma, tivemos os alunos do 4.º a efectuar a recepção e acompanhamento dos alunos do 1.º ano, e no caso dos alunos do 5.º ano tivemos a ajuda do alunos do 9.º ano. Na escola sede e depois dos mais novos ficarem a conhecer todos os espaços da escola, seguiu-se um delicioso lanche no refeitório.
Este novo projecto do Agrupamento - O Amigo Mais Novo (1.º e 5.º anos)/O Amigo Mais Velho (4.º e 9º anos) - visa integrar e acompanhar os novos alunos na sua nova escola, não só no primeiro dia de aulas, mas também ao longo deste ano lectivo.
No pequeno filme, que se segue, podemos ver fotos de como decorreu esta actividade na escola sede.

(fotografia: professor Rodrigo Pereira)

Biblioteca: Plano Nacional de Leitura 2010-2011

O Plano Nacional de Leitura (PNL) tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.
Na linha de continuidade dos dois anos anteriores, os alunos que vão iniciar o 1.º e 2.º Ciclos (1.º e 5.º anos, respectivamente) no ano lectivo 2010-2011, receberão um livro de oferta.
Os alunos do 1.º ano de escolaridade irão receber o livro através das mãos dos seus "padrinhos" do 4.º ano e a cerimónia de oferta realizar-se-á na respectiva escola de 1.º CEB.

Os alunos do 5.º ano receberão o livro oferecido, pelo PLN, numa das aulas de Estudo Acompanhado de Leitura, que terá lugar na Biblioteca Escolar da EB2,3 D. Dinis.

08 setembro 2010

Clube de Astronomia - notícias: Dois asteróides passaram hoje próximo da Terra


O asteróide 2010 RX30, que tem entre 9 a 19 metros, passou a uma distância de 247 838 km *  da Terra às 10h51 (hora de Lisboa).
(* Distância semelhante à da Lua.)


O asteróide RF12 2010, que tem entre 6 a 14 m, também já passou... às 22h12 (hora de Lisboa) e a uma distância um pouco menor... só 78 000 km.


Estes asteróides foram descobertos no domingo passado, pelo telescópio Catalina Sky Survey, localizado nas montanhas de Santa Catalina, no Arizona.




14 de setembro: Entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Desempenho Meritório

Na próxima terça-feira, dia 14, pelas 8h30, terá início a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do Quadro de Desempenho Meritório (Quadro de Valores e Quadro de Excelência), que decorrerá no refeitório da escola sede.

02 setembro 2010

Abertura Solene do Ano Escolar 2010/2011

Hoje, na escola sede, sob a presidência do Director Fernando Cadima, realizou-se a sessão solene de abertura do ano escolar, a qual contou com a presença do pessoal docente e não docente do Agrupamento. Foram sublinhados os objectivos do Agrupamento e expresso o desejo de todos, de um ano escolar cheio de projectos e energia. A reunião de abertura do ano escolar terminou com um lanche, para o qual todos foram convidados.

Clube de Astronomia - notícias: Descoberta primeira estrela gigante vermelha com carbono br e vapor de água

Descoberta primeira estrela gigante vermelha com carbono br e vapor de água