"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

27 maio 2012

Castelo de Leiria e Moinho do Papel


No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História,  realizou-se uma visita de estudo ao Castelo de Leiria e ao Moinho do Papel, no dia 25 de maio de 2012.

Conhecer melhor a nossa cidade,  saber a história de um dos "ex-libris" da Leiria, conhecer a história e evolução do papel e valorizar a reciclagem, foram os objetivos da visita.

Castelo de Leiria

Moinho do Papel


Reciclagem de papel


Exposição

Está patente, no polivalente da escola sede, mais uma exposição de trabalhos dos alunos do Jardim de Infância da Guimarota.

26 maio 2012

Desporto Escolar: Encontro Final de Ténis | 22 de maio de 2012


No passado dia 22, aproveitamos o feriado para realizar o encontro final de Ténis. Desta vez fomos até ao CITL, nos Pousos para experimentar o piso de terra batida, o que para a maioria dos alunos foi mesmo novidade.

View more PowerPoint from corvodinis1

As classificações foram muito boas, o dia esteve ótimo e o espaço é super agradável, foi um final bem simpático.

CLASSIFICAÇÕES


A coordenadora do Desporto Escolar,
Alcina Dias

24 maio 2012

Desporto Escolar: NESTUM RUGBY | FASE INTER-ESCOLAS

No dia 21 de maio a escola D. Dinis esteve presente com 6 equipas, em mais um convívio de Tag-Rugby.
Estiveram presentes cerca de doze escolas da zona de Leiria, as arbitragens estiveram a cargo dos jogadores da equipa de Rugby de Leiria.
No próximo dia 2 de junho será a festa final Nacional a realizar nos campos do JAMOR em Lisboa, como sempre a D. Dinis estará presente.

View more PowerPoint from corvodinis1

Corrida de orientação, organizada pelo 7.º B

No passado dia 18 decorreu, na nossa escola, uma corrida de orientação.
A atividade foi planeada por um grupo de alunos do 7.º B para os restantes colegas da turma e para os alunos do 9.º C.
A atividade decorreu de forma bastante satisfatória.

Aqui ficam algumas fotos desta atividade:


View more PowerPoint from corvodinis1

Segue-se o quadro de classificações:

22 maio 2012

Painel Educação Sexual: Saberes, Afetos e Valores

Decorreu no dia 17 de maio, no Polivalente da Escola, o Painel Educação Sexual: Saberes, Afetos e Valores, para Pais e Educadores.
A Coordenadora da Educação Sexual, Maria da Luz Maia, introduziu e coordenou a sessão apresentando os palestrantes e demais elementos da Equipa, a Psicóloga do Agrupamento Emília Kumar, o Professor Educação Moral e Religiosa Católica Luís José Silva e a Coordenadora da Saúde Maria Celeste Tavares.
A sessão iniciou com uma breve apresentação pela Psicóloga do Agrupamento, do trabalho desenvolvido com os alunos na área dos Afetos. Seguiu-se a apresentação da Doutora Sónia Isabel Ramalho, da Escola Superior de Saúde de Leiria, relativa ao contributo do Projeto Viver Saudável, Pensar Saudável na formação dos alunos na área da sexualidade.
A Dra. Odete Mendes, do Centro de Atendimento a Jovens “Janelas Verdes”, fez uma exposição sobre a sexualidade e a necessidade de educação sexual e referiu como é feito o acompanhamento dos alunos pelos técnicos do Centro.
O Padre Dr. José Augusto, da Pastoral Familiar, abordou a temática do conceito de família e como os valores da família influem no indivíduo.
Seguiu-se um momento de debate de questões, colocadas com muito interesse pelos Encarregados de Educação. Cabe agradecer aos Técnicos Operacionais, Pessoal Administrativo, ao Prof. João Henriques, e à Direção o apoio prestado na concretização deste evento.

View more PowerPoint from corvodinis1

Clube de Astronomia - filme da semana: “XMM Newton XMM Newton - Uma década de descobertas” - Satélite de observação de Raio-X da ESA

19 maio 2012

"Alimentação e Saúde"

No âmbito do "Projeto Pensar Saudável, Viver Saudável", durante esta semana as palestras dinamizadas pelas equipas da Escola Superior de Saúde de Leiria, foram dedicadas ao tema "Alimentação e Saúde".

Palestra do 9.ºE.

17 maio 2012

Transformação de bicicletas



Castelo de Leiria, Casa dos pintores e Moinho do papel

No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História,  realizou-se uma visita de estudo ao Castelo de Leiria, à Casa dos Pintores e ao Moinho de Papel, no dia 15 de maio de 2012.

Conhecer melhor a nossa cidade,  saber a história de um dos "ex-libris" da Leiria, conhecer a história e evolução do papel e valorizar a reciclagem, foram os objetivos da visita.
Castelo de Leiria

Feira de maio

Casa dos pintores

Moinho do papel

Reciclagem de papel

Reciclagem de papel

16 maio 2012

"2 dias com arte" | 14 e 15 de maio de 2012


Segunda e terça-feira [14 e 15 de maio] decorreu, no polivalente da nossa escola, a atividade "2 Dias com Arte", dinamizada pelo subdepartamento de EVT.

Esta é uma atividade que se tem vindo a realizar já há alguns anos nesta escola, com enorme sucesso, envolve a escola e o meio envolvente, permite aos alunos e restante comunidade, ver a trabalhar ao vivo um vasto conjunto de artistas e artesãos da nossa região e interagir com eles experimentando diversos materiais e técnicas.



Os principais objetivos desta atividade foram:
• Desenvolver a cooperação entre os membros da Comunidade Educativa na promoção de um ambiente propício à aprendizagem;
• Promover o gosto pela Arte, pelo Artesanato, pelas Tecnologias e o respeito pelo Ambiente;
• Desenvolver a interdisciplinaridade e divulgar as artes da região, através da apresentação e manipulação de materiais;
• Apresentar a arte produzida na região e sua relação com a identidade local.

Nesta atividade participam diversos artistas/artesãos, conforme programa, e os objetivos desta iniciativa seguem em anexo tal como o cartaz.

Aqui ficam algumas fotos.



View more PowerPoint from corvodinis1



Na terça-feira, a escola sede recebeu a visita dos nossos alunos da pré e do 1.º ciclo:

Para recordar:

Desporto Escolar

Estamos a chegar ao fim dos encontros deste ano, no dia 9 de maio, foram realizados os últimos encontros de Andebol, na Nery Capucho e de Patins na D. Dinis. Aqui ficam algumas fotos do grupo de Patinagem.

View more PowerPoint from corvodinis1
Dia 21 vai ser realizado no Estádio de Leiria,um encontro inter-escolas de TAG-RUGBY, onde serão apuradas as equipas para o encontro Nacional a realizar no Jamor no dia 2 de junho.

O TÉNIS, fará um convívio final no dia 22 de maio no CITL aproveitando o feriado da cidade e dando a oportunidade de os alunos experimentarem o piso de terra batida, já que este ano não se realiza a Fase Regional.

A coordenadora do Desporto Escolar,
Alcina Dias

11 maio 2012

2 Dias com Arte


Alimentação e Saúde

No âmbito do "Projeto Pensar Saudável, Viver Saudável", durante esta semana as palestras dinamizadas pelas equipas da Escola Superior de Saúde de Leiria, foram dedicadas ao tema "Alimentação e Saúde".

Palestra do 9.ºE.

06 maio 2012

Rodrigo Sá Pessoa, aluno do 9.º C, recebe o 1.º Prémio do "Concurso Uma Aventura Literária...2012"

O aluno Rodrigo Sá Pessoa, do 9.º C, ganhou o 1.º Prémio do "Concurso Uma Aventura Literária...2012" (3º Ciclo - modalidade de texto original - trabalho individual).
A cerimonia pública de entrega dos prémios decorreu no dia 4 de maio, na Feira do Livro de Lisboa, que contou com a presença das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
O aluno foi ainda acompanhado por alguns familiares e pelo professor de Língua Portuguesa.
View more PowerPoint from corvodinis1

04 maio 2012

Desporto Escolar: Boccia | 2 de maio de 2012

No passado dia 2 de maio decorreu a concentração de boccia, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.
A nossa escola participou com duas equipas.
Os alunos estão de parabéns pela sua prestação e comportamento.
View more PowerPoint from corvodinis1
A professora,
Joana Biel

03 maio 2012

Dia da Mãe

Está patente no polivalente da escola sede, uma exposição  do Jardim de Infância da Guimarota, subordinada ao tema, "Dia da Mãe".


02 maio 2012

Visita de Estudo no dia 24 de abril

No passado dia 24 de abril, os alunos do 8.º ano, no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Físico-Químicas, assistiram à representação da peça de teatro – “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, no auditório do BES e visitaram o Museu da Eletricidade, em Lisboa. Aqui ficam algumas imagens desta visita de estudo:
View more PowerPoint from corvodinis1
View more PowerPoint from corvodinis1
Os professores dinamizadores,
Isilda Pereira
Luís Lobo
Rita Natário
Rosa Rodrigues
Rosário Duarte

01 maio 2012

Gala D. Dinis

Missão cumprida!
Estiveram muitos, em representação de todos, num Teatro José Lúcio da Silva cheio e que foi, apesar de tudo, pequeno para tanta procura. A Gala D. Dinis mostrou um Agrupamento forte e solidário, numa noite de desfile de talentos individuais e coletivos, fruto de aprendizagem, trabalho e colaboração efetiva entre todos: alunos, pais, professores, técnicos, assistentes, instituições educativas, autarquia…
Celebra-se o Ano Internacional das Cooperativas, Desenvolvimento Sustentável, Erradicação e Prevenção da Pobreza, mas também a Semana da “Cooperação, Liberdade e Europa”. E foi a partir destes temas, juntando-lhe uma causa solidária concreta (angariação de fundos para o Centro de Acolhimento de Leiria), que o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em boa hora, apresentou ao Conselho Pedagógico o embrião da Gala D. Dinis. Aprovada a proposta, meteram-se múltiplas mãos ao trabalho e executou-se um Projeto digno desse nome.
Numa verdadeira “Escola Para a Vida” (título do nosso Projeto Educativo), não há lugar ao olhar com desdém, mas sim à tolerância zero à pobreza, ao aprender a olhar à nossa volta e contribuir para um Mundo Melhor.
Por qualquer eventual falha que possa ter ocorrido, as nossas desculpas.
O resultado final a todos nos orgulha, pelo que o Agrupamento está de parabéns!
Cabe ainda um agradecimento especial à CML por todo o apoio dispensado ao evento, mas também um “Muito Obrigado” a todos os que se associaram a esta causa, em qualquer das suas vertentes.
 “Há uma dinâmica intensa associada à organização de atividades de índole desportiva, cultural e artística (concursos, exposições, ações de sensibilização), que mobilizam ativamente os alunos. Cabe destacar “A Gala D. Dinis”, evento que tem lugar num dos espaços culturais emblemáticos da cidade, revertendo a sua dimensão solidária para apoio financeiro ao Centro de Acolhimento de Leiria.” (página 3 – Relatório AEE - 2012)