"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

15 outubro 2011

XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento

XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento - PATRIMÓNIO(S) E TURISMO



A Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria realizou nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, as XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento, este ano subordinadas ao tema "Património(s) e Turismo".


As jornadas tiveram os seguintes objectivos:
- Compreender a importância dos patrimónios(s): natural e cultural, (material e imaterial) analisar as suas potencialidades, e fragilidades, aos diversos níveis.
- Refletir sobre a importância dos patrimónios(s) enquanto recurso turístico e conhecer, analisar e divulgar as políticas e estratégias para o seu uso  sustentado.
- Discutir os instrumentos de gestão, divulgação e recuperação dos património(s), buscando uma maior responsabilização e todos.
- Promover a cooperação entre entidades públicas e privadas na definição de novos modelos e estratégias de abordagem à problemática da gestão e conservação dos recursos patrimoniais.
- Sensibilizar e incentivar todos os agentes (poderes central, regional e local, agentes económicos, ONG`s e outras ONG`s , estabelecimentos de todos os graus de ensino e população em geral) para as temáticas em análise (património(s) e turismo), sua relevância estratégica, económica, social, cultural e ambiental.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.