"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

15 outubro 2011

XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento

No dia 15 de outubro realizou-se uma saída de campo, com uma visita ao "Abrigo do Lagar Velho" - "Menino do  vale do Lapedo", sob a orientação de Pedro Ferreira, responsável pela Divisão de Museus, Património e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria e a arqueóloga Vânia Carvalho, também da Câmara de Leiria.

A visita teve início no centro de interpretação da Estação Arqueológica do Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo.

Pedro Ferreira e o grupo de visitantes.
A exposição de alguns achados arqueológicos do Lagar Velho, bem como a dinamização da entusiasta arqueóloga Vânia Carvalho, enriqueceram e ilustraram  a visita ao Vale do Lapedo.

Arqueóloga Vânia Carvalho.

Réplica do crânio do "Menino do Lapedo".
Desenho representativo da criança envolvida numa mortalha tingida com ocre vermelho.
Representação da sepultura e do esqueleto do "menino".
A relevância deste achado arqueológico, com cerca de 24.500 anos, deve-se ao facto do fóssil ter pertencido a uma criança (da qual não se sabe o género) que teria nascido do cruzamento de um Homo neanderthalensis com um Homo sapiens, o  que revelaria que as duas espécies se cruzaram. 

Abrigo do Lagar Velho.

Atualmente, as investigações arqueológicas e antropológicas, bem como as discussões quanto à origem do esqueleto, ainda continuam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.