"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

06 dezembro 2009

Desafio de Física e de Química – 1.ª quinzena de Dezembro/2009

Pergunta:
Numa brincadeira de mau gosto, alguém adicionou um punhado de sal de cozinha a uma garrafa de água de 50 mL, colocando-a junto a outra igual que continha apenas água. Estando ambas as garrafas cheias (volumes iguais), como distingui-las, sem as abrir ou perfurar?

Problema:
Os primeiros filmes produzidos em película cinematográfica eram formados a partir de uma série de fotografias individuais projectadas a uma razão de 24 imagens por segundo. Com esta taxa de projecção o movimento para um ser humano parece contínuo devido ao tempo de retenção de uma imagem na retina humana. Com base nestas informações, responde às perguntas que se seguem:
a) Durante a projecção de um filme em película com duração de 30 segundos, quantas imagens serão projectadas? b) Um cineasta que deseja filmar o desabrochar de uma flor, cuja duração é de aproximadamente 6 horas, tem a intenção de apresentar este fenómeno num filme de 10 minutos de duração. Quantas fotografias individuais do desabrochar da flor devem ser tiradas?

Professora Teresinha Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.