"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

06 dezembro 2009

Desafio de Física e de Química

Resposta à Questão de Novembro – 2.ª quinzena:
Este facto deve-se à refracção da luz. Um feixe de luz, ao incidir numa superfície de separação entre dois meios transparentes opticamente diferentes, muda de direcção.
Os raios de luz, ao mudarem de meio, neste caso da água para o ar, mudam de direcção.



Resolução do Problema de Novembro - 2.ª quinzena:
Para percorrer a distância de 200 m em 100 s é necessário que as crianças tenham, em relação ao solo, uma velocidade de:
v = 200 m/100 s → v = 2 m/s
Assim,
André, que corre no solo, deve ter essa velocidade para percorrer o percurso nesse tempo. Como a cada passada percorre uma distância de 50 cm, para fazer 2 metros num segundo terá de dar 4 passos por segundo. Como Bruno está sobre a passadeira que se movimenta no mesmo sentido da corrida, ele tem de ter uma velocidade em relação à passadeira tal que a sua velocidade em relação ao solo seja 2 m/s. Se a passadeira se desloca à velocidade de 1 m/s então ele só tem de se deslocar 1 m/s em relação à passadeira. Como cada passada corresponde à 50 cm, ele terá de dar 2 passos por segundo.
Como
Camila está numa passadeira que se desloca em sentido contrário ao da corrida, então Camila deverá deslocar-se à velocidade de 3 m/s em relação à passadeira pois a sua velocidade em relação ao solo será então: (3 m/s – 1 m/s) → 2 m/s em relação ao solo, como se pretende. Então, se ela tem de se deslocar 3 m/s em relação à passadeira, tem de dar 6 passos por segundo.

Professora Teresinha Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.