Muitas foram as actividades desenvolvidas, em parceria com o Centro de Recursos para a inclusão digital (CRID), da Escola Superior de Educação de Leiria. Esta actividade foi dinamizada pelo subdepartamento SAE (E1 e E2): professoras Idalina Gordo e Lídia Tomás.
Procedeu-se à realização de mostras/ateliers de sensibilização a diversas deficiências (audição, visão, motora e comunicação alternativa).
Exposição de trabalhos alusivos ao tema:
Actividade para os surdos:
Língua Portuguesa Gestual:
Máquina de escrever braille (para saberes mais sobre braille, clica aqui): Lupa telescópica, que serve para ampliar imagens e documentos:
Apontador de cabeça:
Projecção realizada ao longo do dia:
Venda para os olhos, para alertar as pessoas para as dificuldades que as pessoas invisuais sentem:
quando vão ao supermercado e querem identificar os diversos artigos de que necessitam:
e, ainda, quando têm de identificar certos materiais pelos seus cheiros (jogo das caixinhas com diferentes cheiros):
Jogo de destreza manual - labirinto - também realizado com os olhos vendados: De seguida apresenta-se o computador "My tobbi", que tem instalado um software que permite uma comunicação alternativa para pessoas que tenham limitações de movimentos tais como paralisia cerebral, deficiências motoras graves:
Este sistema funciona através da detecção do movimentos da íris (dos olhos) do seu utilizador. Os movimentos da íris são detectados através de radiação infravermelha. Como se pode ver na fotografia acima, os detectores são as duas bandas escuras que se encontram na parte superior e inferior do ecrã.
Foram disponibilizadas cadeiras de rodas e outros apoios que permitem a mobilidade das pessoas com deficiência motora:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.