"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

06 dezembro 2009

"Vamos cuidar do planeta"

De 7 a 18 de Dezembro, na Dinamarca, irá decidir-se futuro do planeta.

Copenhaga, capital da Dinamarca, será o centro das atenções a partir de segunda-feira, quando começar a 15.ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Para assistir em directo a esta Conferência consulta http://www.oneclimate.net/ (sugestão da professora Maria da Luz Maia).

O principal objectivo desta conferência é a celebração de um acordo internacional global que permita reduzir as emissões de gases, que promovel o aquecimento global, nos países desenvolvidos, limitar o aumento dessas emissões nos países em desenvolvimento e financiar as acções destinadas a mitigar os efeitos das alterações climáticas e os esforços de adaptação desenvolvidos pelos países pobres e da qual se espera um acordo para substituir o Protocolo de Quioto, cuja validade termina em 2012. Realiza-se em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 7 e 18 deste mês. Irão participar 193 países, para além de centenas de organizações não-governamentais.


O que está em causa?
O aumento de 2 ºC da temperatura média global do nosso planeta. É a margem de segurança que os cientistas dizem existir antes de as alterações climáticas serem irreversíveis. Este valor implica a redução de 25 a 40 por cento na emissão de gases com efeito de estufa em relação aos valores de 1990.

Quais os maiores poluidores?
Os cinco países mais poluidores são: China (6027 milhões de toneladas métricas de CO2/ano), EUA (5769 milhões), Rússia (1587 milhões), Índia (1324 milhões) e Japão (1236 milhões).

Quem deve reduzir?
Este é um dos pontos de discórdia. Os cientistas dizem que devem ser as nações desenvolvidas (industrializadas) como os EUA, Reino Unido ou Japão, pois emitiram e emitem maior quantidade de CO2 por habitante.
Os países em vias de desenvolvimento, com a China à cabeça, alegam que não podem ser obrigados a reduzir as emissões na mesma proporção dos países desenvolvidos pois começaram a poluir há menos anos e precisam de mais tempo para melhorar as condições de vida dos seus habitantes. Além disso, argumentam que devem ser ajudados pelos países desenvolvidos através do fornecimento de tecnologia que lhes permita manter o crescimento de uma forma mais sustentada.

(retirado e adatado de: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=44A3F799-C30C-4BBD-9D37-AA6A7FB481B1&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009)

Podes ainda consultar o documento "Alterações Climáticas: dos pontos essenciais para um acordo justo, ambicioso e vinculativo em Copenhaga" da Quercus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.