"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

05 maio 2010

Visita de Estudo: Quinta da Regaleira (Sintra) e Museu Berardo

No dia 3 de Maio, os alunos do 9.º C visitaram a Quinta da Regaleira, situada em pleno centro Histórico de Sintra, que é classificado Património Mundial pela UNESCO.
O Palácio e a Quinta da Regaleira nasceram no início do século XX, da imaginação do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro, e do arquitecto responsável pelo projecto, o italiano Luigi Manini.
A Quinta encontra-se cheia de recantos mágicos, grutas e pormenores de várias correntes artísticas e arquitectónicas, do gótico, ao manuelino, com um toque renascentista.
A culminar a visita na quinta da Regaleira os alunos puderam descer ao “Poço Iniciático” por uma imensa escadaria espiral e com cerca de 30 metros de profundidade:
- vista de cima para baixo:
- vista de baixo para cima:

Da parte de tarde visitou-se o Museu Berardo, onde estava patente uma exposição dos trabalhos da artista Joana Vasconcelos, considerada uma das mais importantes artistas portuguesas da sua geração. Os alunos puderam conhecer e interagir com os trabalhos expostos, dos quais destacamos:
- o Sapato da Betty Boop (construído com panelas e tampas): - o Jardim do Eden,
- a Noiva:

- o Sofá de aspirina:

- o Espelho de Secadores:
- e a Contaminação:
--- belíssima obra (corações) feita a partir de colheres de plástico:
-- e ainda de outros materiais:
- etc.

No final da visita alguns alunos não quiseram deixar de participar/deixar a sua marca no atelier ao elaborarem peças que poderão futuramente vir a fazer parte da peça “Contaminação”.

No decorrer da visita de estudo os alunos mostraram interesse, foram participativos e interagiam conforme as experiências, de modo a conhecer e a redescobrir as obras da artista.


As professoras dinamizadoras,
Amélia Assoreira e Fernanda Silva

(texto e fotografias cedidos pelas professoras dinamizadoras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.