NÃO!
A sonda Cassini da NASA, que está a estudar o sistema de Saturno, detectou oxigénio na atmosfera de Reia, uma das luas de Saturno.
É a primeira vez que é detectado oxigénio - chave da vida na Terra - directamente na atmosfera de outro planeta.
Reia é uma lua gelada, sem água em estado líquido (NASA)
Mas não se pense que há vida em Reia, porque para haver vida, tal como a conhecemos, tem de haver água no estado líquido e esta não existe em Reia.
Em Reia, a "atmosfera - ou exosfera, como se chama por ser noutro planeta que não a Terra -, contém também dióxido de carbono.
(...)
Estes gases devem ser libertados devido à acção de partículas de altas energias da magnetosfera de Saturno que bombardeiam a superfície gelada desta lua, onde há gelo de água, adianta o artigo publicado esta semana na revista “Science”, onde é descrita a descoberta.
(...)
"«Todos os dados da Cassini indicam que Reia é demasiado fria e desprovida de água líquida, necessária para que exista vida tal como a conhecemos», diz Ben Teolis, do Southwest Research Institute, o primeiro autor do trabalho, citado pela agência espacial norte-americana."
(in Público, 26.11.2010, 19h15)
Continuar a ler a notícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.