"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

02 dezembro 2010

Clube de Astronomia - notícias: NASA e vida extraterrestre - Parte II

Afinal... a NASA não descobriu vida extraterrestre. O que a NASA descobriu foi uma bactéria que vive num lago salgado - lago Mono - na California e que consegue incorporar arsénio no seu ADN e nas proteínas em vez de fósforo.


As bactérias foram encontradas num lago salgado na Califórnia.

"Toda a vida que se conhece é construída com base em seis elementos: o carbono, o oxigénio, o hidrogénio, o azoto, o enxofre e o fósforo. São estes átomos que fazem as moléculas de ADN, as proteínas, as gorduras que compõem as células dos animais, das plantas, dos fungos e das bactérias. 
(...)
A estirpe que cresceu chama-se GFAJ-1 e pertence à família das bactérias Halomonadaceae. Apesar de crescer melhor em ambientes com fósforo, a equipa fez vários testes e encontrou provas que o arsénio foi incorporado no ADN e nas proteínas.

«
Este organismo tem uma capacidade dupla. Pode crescer tanto com fósforo como com arsénio. Isso torna-o muito peculiar; no entanto [esta bactéria] está longe de ser uma verdadeira forma de vida alienígena que deriva de uma árvore diferente da vida», explicou Paul Davies, um dos autores do artigo e físico teórico, grande interessado em astrobiologia, director do BEYOND Centro para os Conceitos Fundamentais de Ciência, da Universidade do Arizona, acrescentando que esta descoberta pode ser a ponta de um iceberg de diferentes tipos de vida que até agora a comunidade científica não prestou atenção." (
in Público, 02.12.2010, 18h11)

Para saber mais, é melhor ler a notícia no Público online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.