"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

09 dezembro 2010

Palestra "Alimentação e Saúde"

A mesma equipa que  visitou a nossa escola no dia 2 de Dezembro e deu uma palestra sobre a importância dos nutrientes no nosso organismo, realçando a função que cada um desempenha, hoje debruçou-se sobre os problemas alimentares.

Palestra do 9.º C.

Todos temos o direito a uma alimentação suficiente e saudável. Para que isso seja possível temos de aprender o valor dos nutrientes, a saber seleccionar os alimentos, a conhecer os modos de os confeccionar e a reconhecer o  impacto que as nossas preferências alimentares têm na nossa saúde.




A sociedade industrializada sujeita o indivíduo a um conjunto elaborado e diversificado de estímulos  (publicidade e marketing, consumismo, industria das dietas e alimentar, ginásios “Health Clubs”, televisão, cinema, moda) cujos critérios prejudicam a qualidade de vida. Impõem-se expectativas e normas rígidas que acima de tudo valorizam a estética, procura do ideal de beleza (perfeição), a aparência e o corpo. Surgem assim as doenças do comportamento alimentar - anorexia nervosa e bulimia.



E no reverso da medalha temos a obesidade, com a ingestão de alimentos superiores às necessárias, que aumenta o risco de contrair doenças cardivasculares, diabetes e diminuir a esperança de vida. E a fome... o flagelo da fome, com 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

Os alunos durante a palestra demonstrarm estar conscientes dos vários problemas alimentares e foram colocando questões pertinentes.
No final ficou a ideia geral que para manter a saúde, além de saber comer é necessário adoptar comportamentos e estilos de vida que favoreçam o equilibrio do organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.