"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

08 março 2011

Clube de Astronomia - notícias: Telescópio Kepler descobre planetas que partilham a mesma órbita

Fenómeno observado no sistema KOI-730, que tem quatro planetas (Imagem: Nasa)

"O telescópio Kepler descobriu um sistema planetário com características nunca antes observadas, visto que dois dos planetas parecem compartilhar a mesma órbita ao redor de uma estrela central, revela um artigo publicado na revista «Astrophysical Journal».


Caso esta descoberta seja confirmada, pode reforçar a teoria de que a Terra também já compartilhou a sua órbita com um corpo celeste das dimensões de Marte -Theia- , que mais tarde colidiu com o planeta e deu origem à Lua.

Estes dois planetas, que fazem parte do sistema planetário KOI-730, completam o seu movimento de translacção em 9,8 dias e mantêm constantemente a mesma distância orbital, sendo que o primeiro está 60 graus à frente do segundo. Os investigadores acreditam que durante a noite de cada um, o outro aparece no céu como uma luz constante cujo brilho não varia.

Embora ainda não esteja confirmado, os especialistas pensam que o fenómeno acontece graças à gravidade. Quando um corpo (como um planeta) orbita outro muito maior (como uma estrela), há dois pontos ao longo da sua órbita que permitem que um terceiro corpo acompanhe esse movimento de forma estável. Esses pontos são localizados 60 graus à frente ou atrás do corpo de menor tamanho, tal como acontece com os asteróides que permanecem nesses pontos da órbita de Júpiter.
(...)
Quanto à possibilidade de os dois planetas do sistema KOI-730 colidirem e formarem uma lua no futuro (...)as simulações feitas sugerem que ambos vão continuar a orbitar à mesma distância entre si por pelo menos mais 2,22 milhões de anos."
(retirado de http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47682&op=all)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.