"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

10 março 2011

Clube de Saúde: Semana da Saúde, de 4 a 8 de Abril

Pensar Bem, Viver Melhor…

No ser humano, pensar e viver constituem e qualificam o conceito do Homem.

Muitos estudos têm demonstrado haver forte correlação entre o Pensar e o Viver. A fraca ou baixa qualidade de vida surge frequentemente, ou como causa, ou como consequência de problemas ou questões relativas ao pensar.

O Projecto “Viver saudável – pensar saudável” existe desde 2004 em colaboração com a Escola Superior de Saúde – IPL – e mais recentemente com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – IPL – tem por objectivo desenvolver todas as potencialidades nos jovens que possam conduzi-los a atitudes e comportamentos promotores de saúde.

Assim, as actividades da Semana da Saúde têm como principais objectivos:
- Sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos Estilos de Vida Saudáveis na qualidade de vida
- Fornecer formação-base à comunidade sobre temáticas na área da saúde
- Proporcionar momentos de reflexão sobre o estado de saúde da comunidade
- Sensibilizar os encarregados de educação e dar-lhes a formação indispensável para o correcto acompanhamento do crescimento harmonioso dos seus filhos

A Semana da Saúde irá decorrer entre 4 e 8 de Abril e tem as seguintes actividades previstas:

Exposição de trabalhos sobre Estilos de Vida Saudáveis – Colaboração dos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento. Realização no Polivalente.

Dia 6 de Abril - Atelier de Saúde – Conjunto de rastreios aos 7.º anos, aberto a pais e encarregados de educação e a toda a comunidade escolar; Horário: 9h15 - 17h30; colaboração e dinamização do Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques (aconselhamento nutricional, rastreios, Atelier de Saúde Oral – 5.ºs anos), ESECS - Curso de Educação Física (IMC), Óptica Alípios (Atelier de Saúde Visual – 5.ºs anos). Realização no Polivalente e no espaço da BE/CRE.

- Dia 6 de Abril - Dia da Actividade Física – realização de actividades de “Minisaude” para alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento; Horário: entre as 9h15 e as 11h45; dinamização a cargo do grupo de Educação Física e alunos de 8.º e 9.ºanos. Realização no Pavilhão Gimnodesportivo e campo de jogos.

Dia 7 de Abril – 12h30 - Almoço Regional Saudável – dinamização do Curso Profissional de Cozinha – EPL – Almoço na Cantina, aberto à comunidade escolar e aos pais e encarregados de educação;

Organização - Equipa PES do Clube de Saúde; Colaboração – Associação de Pais

Coordenação - Celeste Tavares

1 comentário:

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.