"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

26 outubro 2011

Halloween 2011: Concurso de castelos e casas assombradas


No dia 31 de Outubro (segunda-feira) irá realizar-se o Concurso de castelos e casas assombradas.

Relativamente a este assunto, os professores de Inglês dão a conhecer as seguintes informações:

1. Dia 31 de Outubro, haverá um concurso de castelos e casas assombradas de Halloween, à semelhança de outros realizados em anos lectivos anteriores, cabendo aos professores de Inglês a motivação dos alunos e preparação de todos os aspectos inerentes à actividade. Ainda assim, todos os professores estão convidados a ajudar os alunos com ideias e/ou na realização dos trabalhos, nomeadamente os professores das áreas artísticas, cujos contributos têm sido preciosos ao longo dos anos.

2. Não haverá lugar à interrupção de aulas, pelo que apenas serão de tolerar eventuais atrasos de alunos nos dois primeiros tempos da manhã (por força da necessidade de entrega dos trabalhos no Polivalente e eventuais atrasos daí decorrentes), bem como no tempo que se inicia pelas 11h55 (por força do momento de entrega de prémios no Polivalente e eventual atraso daí decorrente).

3. Os trabalhos estarão todos expostos durante a manhã do dia 31, no Polivalente, para apreciação de todos os membros da Comunidade Educativa e do Júri do concurso.

4. Os alunos poderão ver os trabalhos durante os intervalos e tempos livres dessa manhã. Ainda assim, os professores estão convidados a passarem com as suas turmas pela exposição, a partir das 10h00. Como um dos prémios a atribuir implica a votação dos alunos, esta passagem pela exposição poderá servir também para os alunos votarem no trabalho da sua preferência (estarão professores no Polivalente, com as listagens dos alunos, junto a duas urnas de voto, uma para o 2.º Ciclo e outra para o 3.º Ciclo, para efeitos de votação e atribuição do prémio “Trabalho Preferido dos Alunos” – apenas um prémio).

5. Pelas 11h45 (intervalo), no Polivalente, serão anunciados os vencedores do concurso e distribuídos os prémios respetivos. Deste modo, conforme atrás mencionado, alguns alunos poderão chegar um pouco mais tarde ao tempo lectivo das 11h55, por via de algum eventual atraso na entrega dos prémios.

6. Muitos dos trabalhos estarão ainda expostos durante a tarde, por forma a que eventuais turmas sem aulas de manhã os possam observar, embora os alunos os possam levantar imediatamente após a entrega dos prémios. Haverá, portanto, um único concurso, durante a manhã.

7. Não estão previstos quaisquer desfiles de Halloween, pelo que é suposto os alunos não virem vestidos e/ou mascarados. A actividade prevista é apenas o concurso.

8. Sendo um dia especial, o comportamento dos alunos será mais problemático ao longo do dia, pela excitação que a actividade acarretará. Solicita-se a compreensão e paciência de todos para esse facto. Saiu já (17 de Outubro) solicitação a todos os professores para que, na medida do possível, não sejam marcadas fichas de avaliação na manhã desse dia.

9. Os professores de Inglês agradecem antecipadamente a compreensão e tolerância de todos os docentes, nomeadamente quanto a quaisquer transtornos que a actividade prevista venha a provocar no normal desenrolar das actividades lectivas.


Outros pormenores da actividade:
Até às 10 horas – Alunos, em colaboração com os professores de Inglês, colocam os trabalhos, devidamente identificados, no Polivalente (nome dos autores, turma e ano / há ficha específica para o efeito, se necessário).
Os alunos podem participar com um ou mais trabalhos, de forma individual, em pares e/ou grupo. Os autores podem ser de diferentes turmas e anos de escolaridade, bem como contar com a colaboração de professores, pais...
Os alunos que não tiverem aulas nessa manhã decidirão quanto à sua participação, em conjunto com os professores respectivos. Haverá apenas um concurso, durante a manhã.
Alguns pais poderão estar presentes, mas convém ter noção do espaço do Polivalente, pelo que os “convites” terão que ser minimizados.
O júri apreciará os trabalhos a partir das 10 horas.

Composição do Júri:
1 professor da área das Expressões (Ana Barreiro).
1 elemento do PND (Manuela Costa).
A Coordenadora de Francês (Hortense Adrião).

Critérios de apreciação do Júri:
1- Imaginação / Originalidade
2- Impacto visual
3- Materiais usados
10 pontos para cada item. Em caso de empate na pontuação, o júri terá que decidir qual o trabalho vencedor, sendo o outro trabalho alvo de Menção Honrosa, o que dará direito a um certificado especial de participação, com essa Menção.

Prémios do concurso:
Haverá apenas três vencedores, a nível de Escola, independentemente do ano de escolaridade.
Poderá haver Menção Honrosa, caso se justifique.
Haverá ainda um 4º prémio decorrente de votação, denominado “Trabalho Preferido dos Alunos”.
Nota: Caso o trabalho preferido dos alunos seja coincidente com um trabalho já premiado pelo júri, isso significa que o trabalho será duplamente premiado e receberá dois prémios.
Todos os alunos participantes no concurso recebem, via professor de Inglês, em data posterior, um certificado de participação.

Caracterização das turmas/alunos:
Este ano não há desfile de Halloween, pelo que não estão previstas caracterizações individuais ou colectivas. Embora se aceite uma ou outra caracterização, tal deve decorrer com o mínimo de perturbação e deve mesmo solicitar-se aos alunos que guardem as energias para os desfiles que venham a ocorrer em futuros anos letivos.

Actividades online:
Durante a semana que se inicia a 24 de Outubro, haverá diversas atividades na Página da Escola, como motivação e enriquecimento de conhecimentos relativos ao Halloween.

Em relação a este último assunto clica aqui para saberes mais.


Dinamizadores: professores de Inglês

1 comentário:

  1. Bem... esta ordem de trabalhos é mesmo à Luís Filipe! Completíssima! Lá estarei para ver as "bruxarias"...

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.