Hoje assinalámos o Dia mundial da luta contra a SIDA.
“De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH por todo o mundo. No ano passado terão morrido dois milhões de pacientes com SIDA, um número que permanece estável relativamente a 2007.”
Fonte: Euronews, 01/12/09
O número de novas infecções por VIH, reduziu 17% nos últimos 8 anos, através de esforços desenvolvidos para universalizar o acesso aos serviços de prevenção e tratamento desta doença.
Portugal é o país da Europa Ocidental e Central com mais novos casos de infecção pelo VIH/SIDA segundo o relatório anual da ONU SIDA e da Organização Mundial de Saúde, sobre a evolução desta doença no mundo.
O relatório refere que na América do Norte e na Europa central e ocidental a epidemia está mais concentrada nas populações de risco mais elevado, nomeadamente em homens que têm relações sexuais com homens, utilizadores de drogas injectáveis e imigrantes, informa a agência Lusa, acrescentando que nestas regiões, o número mais elevado de novas infecções por VIH encontra-se nos Estados Unidos e Portugal.
Fonte: Médicos do Mundo
Sabendo destes factos e após uma longa e metódica pesquisa, os alunos da escola relembraram mais uma vez esta data, com a produção e distribuição de panfletos e laços da SIDA, pelos alunos do 9.º ano, e a intervenção musical “Streets of Philadelphia” - grupo de alunos do 9.º E.
Os alunos realizaram ainda um PowerPoint difundido no polivalente da escola e outro foi passado em particular às turmas do sexto ano, com jogos educativos para finalizar a aula.
No pavilhão Gimnodesportivo da escola os alunos vestidos a rigor formaram o Logótipo Humano, o símbolo da luta contra a SIDA e da solidariedade para com os seropositivos.
No polivalente jogaram-se ainda jogos educativos, dinamizados pelas professoras Catarina Salgueiro e Luz Maia.
A luta contra esta doença não pode restringir-se ao acesso à terapêutica. É fundamental que todos os sectores da sociedade se envolvam no combate à doença, em diferentes níveis de intervenção, no qual as medidas de prevenção assumem um papel relevante.
Estas actividades foram dinamizadas pelas professoras de Ciências Naturais responsáveis pelo Projecto "Viver Saudável, Pensar Saudável", com a colaboração dos professores de Educação Física e dos professores que acompanharam e orientaram os seus alunos na formação do Logotipo Humano.