"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

25 novembro 2010

Visita de estudo à Cuétara e Sumol

No âmbito do PCT, dinamizado pelas disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais, os alunos de algumas turmas do 7º ano de escolaridade - C, H, E e D -  foram visitar as fábricas da Cuétara e da Sumol em Pombal, acompanhados pelas docentes, Margarida Sousa, Luz Maia, Manuela Guarda e Ana Lúcia Pinho.




Na Cuétara os alunos tiveram direito a uma  explicação muito interessante, ilustrada com vídeos e imagens, sobre como tudo se processa dentro da fábrica para assegurar o sabor e a qualidade de tudo o que aqui é fabricado.


Antes de entrar nas instalações da fábrica da Cuétara e rodeados por um agradável aroma a bolachas, os alunos prepararam-se, para assegurar as condições de higiene.
Dentro da fábrica acompanhararm todo o processo de fabrico e ainda experimentaram os vários sabores dos produtos aqui fabricados.
No fim da visita foram presenteados com várias embalagens de bolachas de diferentes sabores.




Mesmo ali ao lado, estava a fábrica da Sumol e os alunos também a visitaram.
No início da visita puderam conhecer o Museu da fábrica e conhecer um pouco da história da Sumol.


Conhecer o tipo de embalagens onde são engarrafados os produtos e ver até as embalagens de plástico que ao serem enchidas de ar quente, adquirem a forma com que são vendidas ao público.



Observaram as primeiras descacadoras de laranjas. A laranja foi o primeiro sabor da Sumol (neste momento, já tem mais dois, ananás e maracúja).


















Manuel João Eusébio foi o criador da fórmula da Sumol, um homem dotado de um grande espírito inovador e empreendedor, fez da marca a primeira bebida de sumo de fruta pasteurizada a surgir em Portugal, em 1954. 

No final da visita os alunos receberam também alguns sumos produzidos na Sumol.

Após uma manhã educativa, em que tiveram oportunidade de ver o fabrico de bolachas  e de sumos e de provar, regressaram às aulas, trazendo consigo uma visão mais alargado do processo de produção e  de todo o "caminho" que estes produtos fazem até chegar às nossas mesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.