"Corvo Dinis", Blogue do Agrupamento de Escolas D. Dinis

28 novembro 2010

Semana da Ciência e Tecnologia: Observação Astronómica, 26 de Novembro


Na sexta-feira passada lá fomos nós, Clube de Astronomia da EB 2,3 D. Dinis, blogue Astroleiria e Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da Escola Básica 2,3 Dr. Correia Mateus, até à Senhora do Monte fazer para uma observação astronómica. Estava muito frio (7 ºC), daí não terem sido muitas as pessoas/alunos interessadas em participar nesta actividade, mas o céu estava fabuloso: sem nuvens e sem qualquer tipo de neblina.

A observação astronómica foi liderada pelo professor Fernando Martins, que apresentou uma breve explicação sobre o movimento dos astros do Sistema Solar nomeadamente quanto ao tipo de trajectória que executam na esfera celeste, apresentou as principais constelações visíveis e, para além de observarmos Júpiter e as luas galileanas, ainda tivemos a oportunidade de observar:
- a Constelação de Orion:
que é uma das mais conhecidas dos céu (representa um caçador, seguido pelos pelos seus cães de caça; possui estrelas muito brilhantes, as quatro mais luminosas, Betelgeuse, Rigel, Bellatrix e Saiph, formam a imagem de um trapézio; o cinturão de Órion é o famoso conjunto de três estrelas alinhadas, conhecidas como Três Marias, formado pelas estrelas Alnilam, Alnitak e Mintaka),
- as Pleiades:

- e o ramo da nossa galáxia, no qual se encontra o nosso Sistema Solar:

A professora do Clube de Astronomia agradece a presença de todos os participante e, principalmente, ao professor Fernando Martins, do blogue Astroleiria e Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da EB 2,3 Dr. Correia Mateus, pelo seu trabalho na orientação, dinamização e organização desta observação.

A professoro da Clube de Astronomia,
Rosário Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados! E os que contenham spam publicitário, insultos ou linguagem menos própria serão removidos.